A necessidade de agradar a todos pode ser um sinal de baixa autoestima. Especialista explica o problema por trás deste hábito
Estresse e ansiedade são sintomas comuns na vida de quem passar por isso
Fazer novas conexões, muito provavelmente, está entre as melhores sensações da vida, mas o problema é que nem sempre isso é uma tarefa fácil e, diante da dificuldade, somada a questões de insegurança, é comum que a pessoa tente agradar os demais, de forma incessante e, às vezes, problemática.
Ao MinhaVida, Wanderson Neves de Araujo, psicólogo clínico do grupo ManteVida, explica que a necessidade agradar a todos, a todo momento, pode ser um claro reflexo de baixo autoestima.
"Pessoas com baixa autoestima frequentemente buscam validação externa para se sentirem valiosas e aceitas. Elas podem acreditar que suas próprias necessidades e desejos são menos importantes do que as dos outros, e assim, fazem um esforço constante para ganhar a aprovação dos outros. Segundo Carl Rogers, um dos principais teóricos da psicologia humanista, indivíduos com baixa autoestima podem desenvolver um "self idealizado", no qual se esforçam para atender às expectativas dos outros, em vez de viver de acordo com seu verdadeiro "self".
Leia também: 5 maneiras de vencer o medo de falar em público
Os comportamentos comuns de quem sente necessidade de agradar a todos
Conforme o psicólogo, os padrões de comportamento comuns entre pessoas que tentam agradar a todos são:
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
10 maneiras de aliviar o estresse em 1 minuto ou menos
A chave para desenvolver o autoconhecimento pode estar em um objeto simples: o caderno