Missão da Unesco chega sábado a Brasília para avaliar cidade
Uma missão de monitoramento do Centro do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) chega sábado a Brasília pra avaliar o estado de conservação da cidade. O objetivo é verificar se há condições de a capital ser mantida na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade.
A coordenadora cultural da Unesco no Brasil, Jurema Machado, diz que houve poucos avanços na manutenção e fiscalização do patrimônio de Brasília desde a última avaliação da Unesco, em 2001.
De acordo com Jurema, os relatórios enviados à Unesco pelo governo do Distrito Federal (GDF) e pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nesse período, não apresentaram melhoras significativas.
Os especialistas Luis Maria Calvo e Carlos Sambricio serão os responsáveis pela análise das condições de preservação da capital federal. "Os processos relativos ao patrimônio têm momentos de avanço e de retrocesso. Considero o risco de Brasília perder o título uma falsa polêmica. Nós temos uma série de instituições e temos uma população que tem demonstrado que o que queremos é preservar a cidade. E nós temos de construir os meios para chegar aos objetivos", diz o diretor de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Andrey Schlee.