PUBLICIDADE

Tailândia cria plano para conter população de macacos após casos de agressão a turistas

Dois graves incidentes aconteceram no último mês de março envolvendo macacos e humanos na cidade de Lopburi

17 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Tailândia planeja remover 2500 macacos das ruas de Lopburi e mantê-los em um centro de controle. O plano foi elaborado como resultado de conflitos entre humanos e macacos.
Macacos andam livremente pelas ruas de Lopburi, na Tailândia
Macacos andam livremente pelas ruas de Lopburi, na Tailândia
Foto: Anadolu /GettyImages

A Tailândia anunciou um plano, no início do mês, para conter a população de macacos nas ruas de Lopburi, uma cidade central e turística do país. Os animais, inclusive, se tornaram símbolo da região, mas depois de graves incidentes envolvendo conflitos entre macacos e humanos, as autoridades decidiram que precisam intervir.

Segundo a agência de notícias Associated Press, as autoridades pretendem retirar das ruas mais de 2.500 macacos urbanos e colocá-los em um centro de controle. O plano foi divulgado pelo diretor-geral do Departamento de Vida Selvagem, Athapol Charoenshunsa.

"Eu não quero que humanos tenham que machucar macacos, e eu não quero que macacos tenham que machucar humanos", disse o diretor-geral em uma coletiva à imprensa em Bangkok. Ele detalhou que ainda estão sendo analisadas formas para que uma quantidade limitada de macacos permaneça em liberdade na cidade.

Na semana do anúncio do plano, 37 macacos já haviam sido capturados. A maioria dele foi posta sob os cuidados das autoridades ligadas à vida selvagem, na província de Saraburi, enquanto outros foram enviados para o zoológico de Lopburi.

O plano é que o restante dos macacos seja capturado assim que os abrigos estejam finalizados, principalmente aqueles em regiões residenciais.

Athapol acredita que "o problema será resolvido muito rápido". Ele defende que as grandes gaiolas serão capazes de suportar milhares de macacos.

Conflito macacos x humanos

Não é de hoje que são registradas interações conflituosas entre macacos e seres humanos. Os animais frequentemente tentam pegar comidas dos turistas e, por vezes, a ação pode se tornar um pouco mais agressiva.

Em março, uma mulher deslocou o joelho depois que um macaco a puxou pelos pés para tentar roubar sua comida. No mesmo mês, um homem foi derrubado por um de uma moto por um dos animais famintos.

Anualmente, em Lopburi, ocorre o Festival dos Macacos, onde são servidas comidas a eles
Anualmente, em Lopburi, ocorre o Festival dos Macacos, onde são servidas comidas a eles
Foto: Lauren DeCicca / GettyImages

Apesar dos conflitos, os macacos são considerados sagrados pelas leis de conservação ambiental da Tailândia. Na cidade de Lopburi, inclusive, anualmente, é celebrado o Festival dos Macacos.

O diretor-geral do Departamento de Vida Selvagem da Tailândia, Athapol Charoenshunsa, reforça que os macacos não devem ser vistos como vilões. Ele considera que as autoridades seriam as principais culpadas por não terem elaborado um plano eficiente de controle da população desses animais até o momento.

Anel flutuante no céu da Tailândia é real Anel flutuante no céu da Tailândia é real

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade