Frente fria associada a ciclone extratropical traz temporal e ventos fortes; veja previsão
Expectativa é de mar agitado com ondas entre 2,5 e 3 metros no litoral de SC; No RS, chuvas podem vir acompanhadas de rajadas intensas de vento e eventual queda de granizo
A chegada de uma frente fria associada a formação de um ciclone extratropical entre o sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai, além de intensificar os ventos, provoca temporais em todas as regiões de Santa Catarina, além de atingir o Estado gaúcho.
Além desse fenômeno que traz tempestades ao Sul, a semana também será marcada por outro evento climático, o chamado período veranico, que vai elevar as temperaturas em outros Estados do País, incluindo Paraná, também no Sul, e áreas do Sudeste e Centro-Oeste, principalmente.
Santa Catarina
Entre esta terça-feira, 19, e esta quarta-feira, 20, os ventos podem atingir rajadas em torno de 70 km/h, com possibilidade de valores ainda mais altos nas áreas mais elevadas.
Segundo a Defesa Civil catarinense, essa condição climática deve se estender ao longo desta quarta-feira. "O fenômeno deve trazer ventos intensos, temporais isolados, chuva persistente em algumas regiões e mar agitado com ondas entre 2,5 e 3 metros, aumentando o risco para ocorrências como destelhamentos, queda de árvores, alagamentos e danos na rede elétrica", afirma.
Na quinta-feira, 21, o dia deve começar com tempo estável e com sol em todas as regiões do Estado catarinense, o que possibilita a elevação rápida da temperatura. "Esse calor, combinado com a umidade trazida pelos ventos quentes, aumenta a chance de pancadas de chuva e temporais isolados no oeste do Estado".
A instabilidade, porém, retorna na sexta-feira, 22, em razão da formação de uma nova frente fria, com previsão de chuva e temporais em todas regiões de Santa Catarina.
Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do Estado reforça alerta em razão da condição climática. "A previsão do tempo nos próximos dias é de instabilidade no Estado gaúcho, com chuvas acompanhadas de rajadas intensas de vento e eventual queda de granizo", diz o órgão estadual.
Nesta terça-feira, as rajadas de vento ganham intensidade, com velocidade entre 40 e 60 km/h pelo Estado, e entre 50 e 80 km/h no litoral, extremo sul e na Costa Doce. Em algumas localidades, a velocidade pode superar os 100 km/h.
Na madrugada e manhã de quarta-feira, segue a condição de chuva moderada a forte acompanhada de descargas elétricas nas regiões central, norte, vales, metropolitana, Costa Doce, Serra, Campanha, sul e no litoral.
"Também há possibilidade de rajadas de vento entre 45 a 80 km/h pelo Estado, podendo chegar aos 100 km/h no litoral e na Serra", alerta a Defesa Civil do Estado gaúcho.
Veja recomendações:
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.