Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Incêndio deve afetar negociações da COP30, diz presidência

21 nov 2025 - 10h05
(atualizado às 10h25)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidência da COP30 admitiu que o incêndio que atingiu o prédio onde ocorrem as atividades da cúpula climática na última quinta-feira (20) deve impactar as discussões em busca de consensos sobre temas importantes.

Incêndio atingiu 'Zona Azul' da COP30
Incêndio atingiu 'Zona Azul' da COP30
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Entre os pontos mais espinhosos estão o financiamento, por parte dos países ricos, às políticas de combate ao desmatamento em nações em desenvolvimento e a eliminação da dependência dos combustíveis fósseis, tema defendido enfaticamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Vai afetar, sem a menor dúvida, porque ficou apertado o tempo que temos. A negociação está muito difícil, há muitas coisas pendentes", declarou o presidente da conferência, embaixador André Corrêa do Lago, na noite de quinta-feira.

Ele explicou que, apesar de as plenárias na Zona Azul terem sido suspensas devido ao incêndio, as conversas entre delegações prosseguiram. "Continuamos conversando por telefone e online com alguns delegados, reorganizando o dia de amanhã [21], porque naturalmente isso alterou o programa que a gente estava prevendo", afirmou.

"Mas, ainda bem, as coisas evoluíram rapidamente, e agora toda a Zona Azul já está sob controle da ONU novamente, e estamos prontos para esse dia intenso", acrescentou Corrêa do Lago.

Segundo o diplomata, o "mapa do caminho" para eliminar a dependência dos combustíveis fosséis "não morreu de maneira nenhuma, graças à intensidade com que o presidente Lula tratou do tema e à maneira como a ministra Marina Silva falou sobre ele".

Contudo ele lembrou que há países que se manifestaram claramente que "ainda não era o momento de essa discussão" ser incluída no debate da COP.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade