Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inmet mantém alerta para temporais no Brasil; veja áreas afetadas

Estados do Sul e do Sudeste do Brasil podem registrar até 100 milímetros de chuva por dia, além de ventos de até 100 km/h e queda de granizo

30 jan 2026 - 08h31
Compartilhar
Exibir comentários

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para tempestade nesta sexta-feira, 30, válido para quatro Estados do Sul e do Sudeste do Brasil.

O entrou em vigor à 0h01 desta sexta-feira e tem duração de 24 horas, abrangendo Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Alerta laranja de perigo para tempestade também atinge a capital paulista.
Alerta laranja de perigo para tempestade também atinge a capital paulista.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão - 27/01/2026 / Estadão

De acordo com o Inmet, essas regiões podem registrar chuva entre 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, de até 100 km/h, e queda de granizo. O órgão alerta para risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos.

Entre as áreas afetadas estão as regiões metropolitanas dos quatro Estados, incluindo as capitais.

Além do aviso de tempestade, o Inmet também emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas em Santa Catarina, em trechos do Paraná e no litoral sul de São Paulo.

Em ambas as situações, a recomendação do órgão é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade