Maior eclipse do século está chegando; saiba como e onde ver
Evento é caracterizado pela passagem da Lua em frente ao Sol durante o dia, projetando uma sombra na Terra
O maior evento astronômico do século XXI deve acontecer no ano que vem. Em 2 de agosto de 2026, um eclipse solar total, com mais de seis minutos de escuridão, será visível no hemisfério oriental e já foi confirmado pela Nasa."
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Será possível observar a conjunção total entre o Sol e a Lua em algumas regiões de dez países: Argélia, Arábia Saudita, Egito, Espanha, Iêmen, Líbia, Marrocos, Somália, Sudão e Tunísia. Ainda assim, grande parte da África, do sul da Ásia e da Europa poderá ver o fenômeno de forma parcial, segundo o site Eclipse Wise.
Pode parecer pouco, mas a duração de 6,22min é a maior que teremos até o próximo século. Por isso, o espetáculo tem sido chamado de “eclipse do século”. Por exemplo: o último grande evento astronômico, o eclipse solar total de 8 de abril de 2024, que foi visto no México, Estados Unidos e Canadá, durou 4,28min, considerado longa.
E o Brasil?
No Brasil, o evento astronômico não poderá ser visto nem de forma parcial, ou seja, quando vemos a Lua cobrir apenas uma parte do Sol. Quem estiver no país terá de acompanhar o eclipse pelas transmissões que serão realizadas pela Nasa ou pelo Observatório Nacional.
Um eclipse solar total acontece em média a cada 18 meses em algum lugar do planeta, segundo o Observatório Nacional. Por percorrer uma faixa estreita, esse tipo de fenômeno é considerado raro.
O próximo eclipse será visível no Brasil em sua totalidade no dia 12 de agosto de 2045. No ano seguinte, em 2 de agosto, um outro eclipse solar total poderá ser visto no país novamente.
Como acontece um eclipse solar
Segundo a Nasa, um eclipse acontece quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham de uma forma específica. O evento causa admiração e atrai os olhos de muitos curiosos e pesquisadores devido às mudanças na aparência dos corpos celestes. Um eclipse solar acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, fazendo com que nossa estrela projete uma sombra sobre a Terra em vez de seus raios de luz.
Considerado um mau presságio pelos astrólogos, os eclipses podem causar danos à visão sem o equipamento adequado. Afinal, para ver o evento, é necessário olhar diretamente para o Sol. Por isso, a recomendação é que se use um par de óculos específicos para observação astronômica.