Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futuro Vivo

Oferecimento Logo do patrocinador

‘Com o teatro, recuperamos o fascínio pela existência’, afirma Denise Fraga

Atriz falou sobre a importância da arte e da experiência coletiva para fortalecer relações humanas e a conexão com o planeta

26 ago 2025 - 14h51
(atualizado às 15h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Denise Fraga faz reflexão sobre ‘riquezas reais’ e o meio ambiente: ‘Como é que tem milionário infeliz?’:

No Encontro Futuro Vivo, a atriz Denise Fraga trouxe uma reflexão sobre o impacto da tecnologia e do ritmo acelerado da sociedade na vida das pessoas. Em sua apresentação, realizada na tarde desta terça-feira, 26, ela chamou a atenção para o uso abusivo do celular e como ele influencia nossas relações e comportamentos.

“Ao fugir da nossa natureza humana, estamos cavando um buraco no peito. Porque nós precisamos do convívio com o outro para saber quem nós somos”, disse a atriz, destacando a importância do autoconhecimento e do contato humano na construção de vidas mais conectadas e conscientes.

Denise ressaltou que a sociedade atual está pautada no lucro e na lógica do “ganha-ganha”, questionando quais são as riquezas reais que buscamos.

“A gente vive em uma sociedade pautada no que rende, no lucro. E o que acho curioso é que, se ganhar dinheiro é a máxima, como é que tem bilionário infeliz? Quais são as riquezas reais? Que riqueza a gente quer?”, perguntou ao público. 

Denise Fraga participa do Encontro Futuro Vivo nesta terça-feira, 26
Denise Fraga participa do Encontro Futuro Vivo nesta terça-feira, 26
Foto: Lu Aith

A atriz também falou sobre a necessidade de recuperar a presença no mundo e a prática da escuta, que se tornou mais difícil com o uso exagerado das redes sociais. Segundo ela, a transformação do comportamento humano e a aceleração das coisas tornam cada vez mais difíceis as relações interpessoais.

“Esse exercício de presença no mundo, sinto que seja uma possível salvação, pra gente começar”, disse, incentivando a atenção consciente ao entorno e às interações coletivas.

A atriz destacou ainda a importância da arte e da experiência coletiva como ferramentas de transformação. Para ela, o teatro e outras formas de expressão artística ajudam as pessoas a compreenderem a relevância do coletivo e a fortalecerem empatia e comunicação.

“Eu sempre incentivo as pessoas a irem ao teatro e vejo o que acontece com a arte transformando as pessoas. A gente recupera com o teatro o fascínio pela existência”, afirmou. 

Ao longo de sua fala, Denise também afirmou acreditar na urgência de resgatar a curiosidade, a indignação saudável e os afetos genuínos.“Precisamos falar o óbvio, fortalecer a empatia e a comunicação para vermos a valorização das relações, e não apenas viver nas telas”, declarou a artista.

Mais sobre o evento

O Terra transmite ao vivo, nesta terça-feira, 26, o Encontro Futuro Vivo – evento que debate ciência climática, ancestralidade, circularidade, relações humanas e o futuro da vida no planeta.

A primeira metade do encontro contou com painéis sobre limites climáticos e sobre ancestralidade, com nomes como Johan Rockström, Carlos Nobre, Txai Suruí e Kaká Werá.

À tarde, além da participação de Denise Fraga, são esperados painéis sobre conexões humanas, tecnologia, neurociência e sustentabilidade com Gabor Maté, Ailton Krenak, Nina da Hora, Sidarta Ribeiro e outras referências. Gilberto Gil encerrará o evento com um pocket show.

Fonte: Futuro Vivo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade