Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futuro Vivo

Oferecimento Logo do patrocinador

Cientistas afirmam estar ‘otimistas’ por ‘soluções rápidas’ para reverter emergência climática: 'Jornada sustentável é o caminho'

Johan Rockström e Carlos Nobre participaram do Encontro Futuro Vivo, realizado nesta terça-feira, 26,

26 ago 2025 - 13h28
(atualizado às 13h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Cientistas afirmam estar ‘otimistas’ por ‘soluções rápidas’ para reverter emergência climática: ‘Jornada sustentável é o caminho':

Apesar dos alertas sobre os riscos climáticos, os cientistas Johan Rockström e Carlos Nobre se mostram bastante otimistas com a retomada do equilíbrio ambiental e citam a ciência como solução contra o colapso dos ecossistemas. O debate foi promovido durante o Encontro Futuro Vivo, realizado nesta terça-feira, 26, em São Paulo, com transmissão ao vivo no Terra. 

Segundo o sueco, os limites planetários podem servir como um “mapa de navegação” para orientar governos e economias a agir dentro de um espaço seguro para a vida.

“Estamos em uma situação complicada, mas ainda não estamos na zona vermelha. Temos provas de que podemos voltar atrás e, ao fazermos isso, criaremos um mundo mais próspero, seguro, saudável e igualitário”, afirmou.

Uma das questões mais básicas, de acordo com Rockström, é o mundo ouvir a ciência. "Ninguém nunca tinha visto um buraco de ozônio, ninguém nem sabia o que era um buraco de ozônio, mas o mundo confiou na ciência, ouviu a ciência, e os tomadores de decisão levaram tudo imediatamente muito a sério", pontuou ele, que defendeu a transformação do sistema agrícola global, a valorização da biodiversidade e a recuperação da natureza como pilares fundamentais.

 Cientista sueco Johan Rockström participa do painel 'Contexto Planetário'
Cientista sueco Johan Rockström participa do painel 'Contexto Planetário'
Foto: Lu Aith/Terra

"Só conseguimos sair disso melhorando a natureza. Devemos cuidar da Terra para manter o clima estável", disse, lembrando que a saúde do planeta é uma condição para manter as temperaturas dentro de limites seguros. O cientista também propôs repensar os modelos de desenvolvimento econômico. Para ele, a lógica baseada apenas no crescimento do PIB é obsoleta diante dos desafios climáticos.

“Temos evidências de que as soluções sustentáveis são melhores para o desenvolvimento econômico do que essa abordagem de crescimento do PIB”, explicou. Na sua visão, a COP30 em Belém pode ser um marco para um novo diálogo global, capaz de unir ciência, política e economia em torno de uma transição para sociedades mais resilientes e sustentáveis.

'A Terra está mandando a conta para a gente', diz cientista sueco ao alertar sobre limites climáticos:

Ao ser questionado de onde extrai a sua esperança, Johan Rockström não escondeu o entusiasmo na jornada sustentável, apontada por ele como o único caminho para a vitória. 

"É a melhor maneira, mais segura, mais estável, mais próspera, mais saudável para o futuro. E essa é uma nova narrativa que está amadurecendo. Nós estamos ficando muito melhores nisso. Então, eu estou super entusiasmado. Estou inspirado, na verdade, por esse comportamento do Sr. Trump como um elefante em uma loja de porcelanas. Essa é a maneira que eu lido com o desespero, que, na verdade, se traduz nesse ímpeto para a ação."

O climatologista Carlos Nobre também reforçou o otimismo de Rockström, destacando que já existem caminhos eficazes para lidar com a crise. “Eu estou otimista de que nós vamos encontrar soluções baseadas na natureza que serão muito eficientes, que serão rápidas e, especialmente, que terão uma boa representatividade no setor privado para a sustentabilidade”, disse.

Ele também ressaltou a importância das novas gerações e da liderança feminina na construção de um futuro equilibrado.

“Eu tenho esperança de que as novas gerações vão ser líderes. E eu peço desculpas aos homens como eu, mas mulheres, vocês são muito melhores para encontrar soluções que vão prestar o melhor serviço para o planeta.”

‘Nós já chegamos a uma situação crítica’, diz cientista sobre aumento acelerado do nível do mar:
Fonte: Futuro Vivo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade