Dinheiro-em-penca: conheça a planta que atrai prosperidade
Ideal para ter em casa, superstição diz que a planta traz fortuna e boas energias
A dinheiro-em-penca (Callisia repens) é uma planta usada na decoração pela sua adaptabilidade e associação simbólica com prosperidade. Ela exige cuidados básicos, cresce rapidamente e é vinculada a conceitos de abundância no Feng Shui.
A dinheiro-em-penca (Callisia repens) é uma planta popular na decoração, conhecida por sua adaptação e associações com prosperidade.
O que é dinheiro-em-penca?
Com um nome que sugere prosperidade e riqueza, a dinheiro-em-penca (Callisia repens) é uma planta que se tornou queridinha de quem busca adicionar mais verde à decoração da casa.
Também conhecida como “tostão”, a planta tem boa adaptação e se dá bem em vários tipos de ambiente.
A folhagem é pequena, em tons de verde e roxo, e lembra pequenas moedas, que vão caindo como uma cascata. A planta pode ser usada em um vaso pendente na decoração.
Dessa forma, agrada os supersticiosos e os fãs de paisagismo, já que a planta tem boa adaptabilidade a diferentes climas.
Como cuidar da dinheiro-em-penca?
Para cultivar a dinheiro-em-penca em casa não é preciso ter muitas habilidades com jardinagem, já que ela requer cuidados básicos. A espécie é ideal para quem tem pouca experiência com plantas ou não passa muito tempo em casa.
A plantinha se dá bem em lugares quentes e frios, mas não é recomendado deixá-la exposta a geadas, por exemplo. Para quem vive no calor, é importante não deixar a dinheiro-em-penca em locais de luz exagerada. O ideal é a luz indireta ou meia-sombra.
O solo úmido é o favorito desta planta. É necessário regar pelo menos duas vezes na semana, mas é importante checar se a terra não está muito seca.
Para isso, basta colocar um dedo na terra – se ela grudar na sua pele, significa que está úmida o suficiente. Se a terra não grudar, é preciso regar, mas sem encharcar. A adubação pode ser feita uma vez a cada 3 meses, para garantir os nutrientes necessários.
Quando mudar de vaso?
A dinheiro-em-penca tem como uma de suas principais características o fato de prosperar. Isso significa que a planta cresce muito rápido, e logo os novos raminhos tomam conta do vaso.
Por isso, é comum que você precise mudar a planta para um vaso maior. Faça isso quando perceber que já têm alguns ramos crescendo sem as pequenas folhas, e aproveite para fazer uma limpeza dos caules secos.
Simbologia da dinheiro-em-penca
A riqueza de folhas pequeninas da planta virou um símbolo de abundância, e acredita-se que as pessoas começaram a trazer a dinheiro-em-penca para o interior das casas devido a essa superstição.
Em seguida, percebeu-se que a planta é muito adaptável a diversos climas.
De acordo com o Feng Shui, a planta atrai abundância, fartura e riqueza, além de prosperidade para o trabalho e benefícios para a saúde física e espiritual. Para isso, é preciso que a planta fique na sala ou no escritório.