PUBLICIDADE

5 tipos de plantas para deixar o ar mais úmido em casa

A transpiração das folhas favorece tanto ao conforto térmico das residências quanto a umidade do ar

1 nov 2023 - 19h34
(atualizado em 7/11/2023 às 05h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Da esquerda para a direita: clorofito, abacaxi-roxo e dinheiro-em-penca
Da esquerda para a direita: clorofito, abacaxi-roxo e dinheiro-em-penca
Foto: Reprodução/Montagem

Muito além de embelezar a casa,  as plantas proporcionam uma série de melhorias para o ambiente, como relaxamento e umidificação do ar. Isso ocorre porque elas são capazes de absorver água do solo e devolvê-la ao ambiente por meio da transpiração das folhas, favorecendo ao conforto térmico das residências.

Depois dessa breve explicação, você pode estar questionando: será que qualquer planta melhora a umidade do ar? A resposta é sim. No entanto, aquelas com folhas ou folhagens maiores são ainda mais eficientes para umedecer o ambiente.  

Atenção, caso você tenha bichos de estimação, especialmente gatos, consulte um veterinário para saber se a planta escolhida é potencialmente venenosa. 

CLOROFITO: pode ficar sob o sol ou sombra. São plantas de cultivo simples que pedem rega uma vez por semana, com cuidado para não deixar a terra encharcada. O clorofito umedece o ar e ainda absorve odores de fumaça. 

ABACAXI-ROXO: pode ficar sob o sol ou sombra e também exige um cultivo simples, com rega  pelo menos duas vezes na semana. 

DINHEIRO-EM-PENCA: espécie que prefere sombra ou meia-sombra. Ela deve ser regada sempre que estiver com a terra seca, mas atenção: nada de encharcar a terra 

ZAMIOCULCA: perfeita para ambientes com pouca luz. É altamente resistente e se mantém saudável a ambientes internos com ar-condicionado. As regas podem ser esporádicas, até duas vezes por semana.  Todas as suas  partes são consideradas tóxicas se forem ingeridas. Deve ser matida longe do alcance de bichos e crianças. 

PALMEIRA CHAMAEDOREA: fácil de ser cultivada, ela adora uma meia-sombra e solo úmido. A rega deve ser feita ao menos duas vezes na semana.   

Da esquerda para a direita: Palmeira chamaedorea e zamioculca
Da esquerda para a direita: Palmeira chamaedorea e zamioculca
Foto: Reprodução/Montagem
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade