PUBLICIDADE

Cinza e coberta de fumaça: queimada faz Manaus um dos piores lugares do mundo para se respirar

Capital amazonense registrou níveis alarmantes de poluentes no ar nesta quarta-feira, 11

11 out 2023 - 18h42
Compartilhar
Exibir comentários
Manaus amanheceu com uma névoa de fumaça cobrindo o céu da cidade
Manaus amanheceu com uma névoa de fumaça cobrindo o céu da cidade
Foto: Reprodução/Redes sociais

Durante toda a quarta-feira, 11, a cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, ficou tomada por fumaças, registrando níveis alarmantes de poluentes no ar. Segundo o World Air Quality Index, base de dados que monitora a qualidade do ar em nível global, a cidade é considerada um dos piores lugares do mundo para se respirar no dia de hoje.

O painel de monitoramento, atualizado em tempo real, classifica a medição em seis categorias: bom, moderado, não saudável para grupos sensíveis, pouco saudável, muito insalubre e perigosa. 

Medido em microgramas por metro cúbico, o volume de toxinas no ar já ultrapassou seu pior índice, de 160 µg/m3. A cidade chegou a atingir os 425.2 µg/m3, entre as zonas leste e sul.

O gráfico abaixo mostra que a cidade está com o ar muito insalubre, o que é prejudicial à saúde:

Painel World’s Air Polution
Painel World’s Air Polution
Foto: Reprodução

Com o número de desmatamentos acima do normal em setembro, a capital vem apresentando uma piora significativa a cada dia. Relatos colhidos pela reportagem do Terra nas redes sociais são de que as pessoas estão com dificuldade para respirar. 

“A cidade toda está tomada de fumaça. A minha casa está tomada por fumaça, a visão chega tá embaçada. O cheiro está insuportável e tá impossível de respirar. O calor agora e pelo resto do dia piora tudo. Insalubre é pouco pra definir a vida aqui hoje”, escreveu um internauta no X, antigo Twitter.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade