PUBLICIDADE

Imagem de caranguejo-ferradura vence 'Oscar' da fotografia de vida selvagem de 2023

Autor da foto, francês Laurent Ballesta venceu o Wildlife Photographer of the Year (WPY) na categoria adulta

11 out 2023 - 17h36
(atualizado às 17h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem de caranguejo-ferradura vence prêmio de fotografia da vida selvagem
Imagem de caranguejo-ferradura vence prêmio de fotografia da vida selvagem
Foto: Divulgação/WPY/Laurent Ballesta

Foi com a fotografia de um caranguejo-ferradura vagando sobre o leito do oceano que o francês Laurent Ballesta venceu o grande prêmio da Wildlife Photographer of the Year (WPY), concurso anual que prestigia as melhores fotos da vida selvagem do mundo. Competindo ao lado de mais de 50 mil fotos, com autores de 95 países, o registro de Ballesta foi chamado de 'assustadoramente belo' pela organização do prêmio.

O francês venceu o prêmio na categoria adulta, segundo o site da premiação, que destacou a beleza do caranguejo-ferradura, acompanhado por três peixes-rei dourados. A foto, chamada de 'A Ferradura Dourada', foi registrada em uma área de proteção natural da ilha Pangatalan, nas Filipinas. 

A editora e presidente do concurso, Kathy Moran, exaltou a beleza do registro de Ballesta. "Ver um caranguejo-ferradura tão vivo, em seu habitat natural, de uma maneira assustadoramente bela, foi surpreendente. Entender que o que estávamos vendo era uma espécie antiga, em perigo e fundamental à saúde humana, me deixou pasma. Essa foto é resplandescente". 

Autor de 13 livros sobre a vida marinha, Laurent Ballest organiza grandes expedições há pelo menos 10 anos, segundo o site do concurso. O francês registrou o mundo submarino tanto como naturalista quanto como artista, com registros da fauna e em lugares espetaculares, como a Antártida.

Na categoria juvenil, venceu o israelita Carmel Bechler, com o registro de corujas-das-torres em um prédio abanadonado, próximo a uma estrada do distrito de Hof HaSharon. A foto chamou atenção para a destruição do meio-ambiente e do habitat natural da fauna, apontou o site da WPY.

Israelita vence concurso de fotografia na categoria juvenil com foto de corujas em prédio abandonado
Israelita vence concurso de fotografia na categoria juvenil com foto de corujas em prédio abandonado
Foto: Divulgação/WPY/Carmel Bechler
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade