PUBLICIDADE

Rinoceronte cego, ameaçado de extinção, é salvo por atriz de 'American Pie' na África do Sul

Munu, como foi carinhosamente apelidado, foi resgatado enquanto vagava sem rumo pelas savanas

5 out 2023 - 18h24
Compartilhar
Exibir comentários
Rinoceronte cego é salvo por atriz de 'American Pie'
Rinoceronte cego é salvo por atriz de 'American Pie'
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um rinoceronte-negro ganhou uma nova chance após seu caminho cruzar com o da atriz Shannon Elizabeth, conhecida pelo papel no sucesso de bilheteria American Pie. Munu, apelido carinhoso dado ao gigante, foi encontrado vagando sem rumo pelas savanas da África do Sul. Não demorou até que especialistas descobrissem que o animal, cuja espécie está criticamente ameaçada de extinção, estava cego.  

O rinoceronte indefeso já estava sendo cercado por leões quando os veterinários do Parque Nacional dos Elefantes de Addo, no Leste da África da Sul, o socorreram. Assim que os especialistas descobriram a cegueira de Munu, ele foi resgatado e levado a uma baia no parque, mas seu futuro ainda era incerto. 

As equipes consideravam a eutanásia do animal, uma vez que devolvê-lo à natureza poderia significar a morte por predadores. Foi então que o conservacionista Brett Barlow decidiu agir e buscar um lar em definitivo para o rinoceronte que, apesar de cego, é saudável em todos os outros aspectos. 

Rinoceronte cego é salvo por atriz de 'American Pie'
Rinoceronte cego é salvo por atriz de 'American Pie'
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Além da saúde, Munu é considerado raro, uma vez que existem apenas 254 rinocerontes de sua espécie na natureza. A maioria foi morta por caçadores em busca de chifres. Foi aí que entrou a atriz, responsável por interpretar a personagem Nadia no sucesso de 1999 e que hoje mantém uma fundação de assistência à fauna na África do Sul. 

Com a ajuda de Shannon, Barlow conseguiu encaminhar Munu para um santuário, onde hoje vive em segurança. A expectativa é de que ele possa procriar e ajudar a aumentar a população de rinocerontes negros. Atualmente, o santuário passa por um processo de ampliação para receber possíveis parceiras para o sobrevivente. É possível ajudar através do site da instituição

Nas redes sociais, Shannon publica com frequências fotos e vídeos do rinoceronte, além de trazer atenção à causa animal e aos riscos de extinção. "Nós somos muito abençoados por poder conviver com Munu e nos inspirarmos nele, fazendo de tudo para proteger e amar os rinocerontes", escreveu a atriz em uma postagem no Instagram.

Animais híbridos que realmente existem, mas parecem fruto da imaginação Animais híbridos que realmente existem, mas parecem fruto da imaginação

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade