Nem uma vez por semana, nem em dias alternados: dermatologista explica com que frequência devemos lavar o cabelo
A higienização dos fios e do couro cabeludo deve ser feita corretamente para evitar danos; entenda como
O verão é a estação do ano mais desafiadora para a saúde dos cabelos: sol, cloro, sal do mar, (muito) suor, excesso de poluição, maior exposição ao ar livre… Com esse cenário, é bem possível que a rotina capilar que funciona durante o resto do ano não seja suficiente para os meses de calor.
De acordo com o dermatologista Stefano Maria Serini, membro da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia, as altas temperaturas estimulam a atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas. O resultado? Um couro cabeludo mais oleoso e úmido — e, consequentemente, fios que se sujam com mais facilidade. Talvez você já tenha percebido isso na prática.
Mas o impacto não é apenas estético: a saúde do cabelo também sofre. Assim como acontece com a pele, os raios UV afetam diretamente a estrutura capilar. Eles ressecam, enfraquecem, desbotam (especialmente em fios tingidos ou descoloridos) e danificam o cabelo de dentro para fora. Enquanto os raios UVA agem sobre a melanina, os UVB atingem a queratina, comprometendo a força da fibra capilar.
Atualmente, já existe uma forte consciência sobre a importância de proteger a pele contra os efeitos do sol. No entanto, os cabelos — especialmente o couro cabeludo — ainda são frequentemente esquecidos.
...
Veja também
Essas 4 saladas vão te ajudar a perder peso até o verão sem passar fome
Qual o melhor óleo capilar? 5 marcas que fazem a cabeça das brasileiras e são queridinhas de venda
Se você tem problemas para ir ao banheiro no calor, experimente esta simples mudança na alimentação
Saiba quais ácidos você NÃO deve usar na pele durante o dia
Queda de cabelo no verão: os fios realmente caem mais nessa época do ano?