PUBLICIDADE

Experiência virtual mostra reações do feto dentro do útero

Em cerca de oito minutos, é possível fazer essa viagem virtual, escolhendo dois dos sentidos para a imersão

24 abr 2019 - 13h42
(atualizado em 26/4/2019 às 11h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Com base em pesquisas feitas por equipes de biólogos, um filme que explica o desenvolvimento dos cinco sentidos do ser humano dentro do útero é uma das atrações do Rio2C (Rio Creative Conference), evento que até domingo (28) apresenta ideias e projetos enfatizando criatividade e inovação em produções audiovisuais, na Cidade das Artes, na capital carioca.

Em cerca de oito minutos, é possível fazer essa viagem virtual, escolhendo dois dos sentidos para a imersão. A qualidade da imagem e os movimentos do feto surpreendem pela leveza. Quando o visitante opta pela audição, depara-se com reações diferentes e expressivas a partir dos sons externos.

Filme explica o desenvolvimento dos cinco sentidos do ser humano dentro do útero
Filme explica o desenvolvimento dos cinco sentidos do ser humano dentro do útero
Foto: Divulgação BDH immersive

O futuro bebê parece navegar num estado de absoluta harmonia se a mãe entoa canções de ninar. Em outra situação, um trovão o leva a abrir os olhos repentinamente e a movimentos desconexos. O estrondo, no caso, pode servir de metáfora para um ambiente de distúrbios - gritos, brigas, TV em volume alto, etc.

Também é possível checar a expressão de incômodo do feto pelo olfato ou paladar; com algum cheiro - perfume utilizado pela mãe,  por exemplo - ou pela ingestão de algum alimento, o que pode sinalizar para os médicos indícios de alergia.

"Nossa intenção é apresentar esse projeto em hospitais, para que familiares de gestantes possam se colocar no lugar da mãe e da criança que está por vir. Também mostrá-lo às mães, de preferência nas consultas pré-natal, uma vez que nos últimos meses de gestação elas podem se emocionar acima do tolerável" disse Fabiana Marschalk, representante da Quanta DGT, responsável pela experiência virtual. A empresa atuou no projeto de digitalização das salas de cinema no Brasil.

Veja também:

Terra Bytes traz guerra das maquininhas, coaching e foldgate:
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade