O Japão está cada vez mais perto de realizar o sonho dos dentistas: um medicamento para fazer crescer novos dentes
O remédio, capaz de regenerar dentes perdidos, pode ficar disponível até 2030
Pesquisadores do Hospital Kitano em Osaka, Japão, e da Universidade de Kyoto iniciaram testes em humanos de um medicamento experimental capaz de regenerar dentes perdidos. Os cientistas esperam que este medicamento ofereça uma alternativa a dentaduras e implantes e que esteja disponível para uso geral até 2030, no máximo.
Segundo o Science Alert, a equipe, liderada por Katsu Takahashi, chefe do departamento de odontologia e cirurgia oral do Hospital Kitano, estuda há anos os genes responsáveis pelo crescimento dos dentes. Em 2021, eles publicaram um estudo na Scientific Reports, realizado com camundongos, que demonstrou como o bloqueio da proteína USAG-1 poderia permitir o crescimento de novos dentes.
Leia também: Dor de dente: 4 causas que não estão relacionadas à saúde bucal
O segredo da regeneração dentária
Em 2024, com resultados positivos em testes com animais, cientistas japoneses decidiram prosseguir para testes em humanos. Em uma entrevista de 2023, Takashi afirmou que, se o tratamento funcionar, as pessoas poderão recuperar dentes perdidos devido ao envelhecimento, acidentes ou doenças genéticas, sem a necessidade de dentaduras.
...
Veja também
Extração de dente: quando é indicada e como é a recuperação
Escovar os dentes antes ou depois do café da manhã: qual o certo?
Grávida de cinco meses, Maíra Cardi perde dente em fase turbulenta
O morango do amor é gostoso, mas também pode ser um perigo para a saúde bucal
O número de novas infecções por HIV cresce mais entre a população negra, mas por quê?