Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem foi José Álvaro Moisés? Veja repercussão da morte de um dos fundadores do PT

Referência nos estudos sobre a qualidade da democracia, professor sênior da USP deixa legado intelectual e contribuição histórica à vida pública brasileira. Amigos e políticos lamentaram a morte

14 fev 2026 - 19h41
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil perdeu uma de suas vozes mais respeitadas no campo do pensamento democrático. O professor José Álvaro Moisés, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e expoente da ciência política nacional, faleceu aos 80 anos no litoral paulista. A confirmação foi feita pela Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), que lamentou a partida daquele que era considerado uma das principais referências nos estudos sobre instituições e cultura política no país.

José Álvaro Moisés, professor aposentado da USP e cofundador do PT, faleceu por afogamento na última sexta
José Álvaro Moisés, professor aposentado da USP e cofundador do PT, faleceu por afogamento na última sexta
Foto: feira (13) na Praia de Itamambuca, em Ubatuba - TV Globo / Perfil Brasil

O professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP)  morreu afogado na praia de Itamambuca, em Ubatuba. Segundo amigos relataram ao G1, um grupo tinha decidido ver o pôr do sol na praia. O mar estava tranquilo. No entanto, perderam José Álvaro de vista por alguns minutos e, em seguida, descobriram que ele tinha se afogado.

José Álvaro Moisés

Com uma trajetória acadêmica iniciada na Universidade de São Paulo (USP), onde se graduou em 1970 e obteve o doutorado em 1978, Moisés também expandiu seus horizontes no exterior, com mestrado pela Universidade de Essex e passagens como professor visitante na Universidade de Oxford. Segundo nota da ABCP, sua carreira foi pautada pelo rigor intelectual e pelo compromisso público, deixando um patrimônio de ideias que continuará a guiar gerações de pesquisadores.

 Sua experiência não ficou restrita às salas de aula: Moisés teve papel de destaque na gestão pública, atuando como Secretário de Apoio à Cultura e Secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura entre os anos de 1995 e 2002.

Autor de obras fundamentais para entender o Brasil contemporâneo — como "A Crise da Democracia Representativa e o Neopopulismo no Brasil" (2020) e "Democracia e Desconfiança" (2010) —, José Álvaro Moisés dedicou a vida a investigar por que os cidadãos desconfiam das instituições e como fortalecer o Estado de Direito. Sua partida encerra um capítulo importante da história intelectual brasileira, mas consolida um legado de análise crítica sobre o papel do Congresso e dos partidos políticos na construção de um país mais sólido.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade