PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Névoa prevista na quinta no Rio de Janeiro

Além de névoa para quinta-feira (22) tem previsão de chuva volumosa pelo estado do Rio de Janeiro.

21 dez 2022 - 09h31
(atualizado às 12h37)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade do Rio de Janeiro apresentou baixa visibilidade, com registros de névoa úmida pelos aeroportos, no início desta quarta-feira(21), por conta da alta umidade presente na região,  do ar saturado e do vento calmo, além da influência da orografia. Os vôos no aeroporto de Santos Dumont foram prejudicada, e os aviões não conseguiram decolar, a visibilidade horizontal chegou aos 1600 metros neste início de manhã.

E a previsão é que no início da quinta-feira (22) ocorra mais névoa úmida, com possibilidade de nevoeiro sobre o estado do Rio de Janeiro, incluindo a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Foto: Climatempo

Rio de Janeiro em 21/12/2022. Fonte: Câmera ao Vivo/ClimaaoVivo

Vale ressaltar que o nevoeiro é um tipo de nuvem estratiforme que se forma na superfície ou muito próximo a ela, e que afeta seriamente a visibilidade. Ou seja, a visibilidade horizontal fica abaixo dos 1000 metros. Ou seja, nevoeiro é um monte de gotículas de água no ar, próximo ao solo, formadas pela alta umidade e pela baixa temperatura. Já a névoa úmida é menos densa que o nevoeiro e sua visibilidade horizontal varia entre 1000 e 10000 metros.

 A chuva será presente nos próximos dias no estado do Rio de Janeiro

Com relação a chuva, deve ocorrer ainda mais nessa tarde e noite de quarta-feira(21), que fica em alerta para temporais e chuva moderada a forte pelo estado do Rio de Janeiro. E amanhã segue ocorrendo as instabilidades ao longo desta quinta-feira (22), onde as pancadas de chuva mais fortes ocorrer nas regiões do Médio Paraíba, Serrana, no centro sul fluminense, no noroeste e na faixa norte da região metropolitana do Rio de Janeiro, além de chuva frequente e moderada na Costa Verde.

Tanto hoje quanto amanhã os acumulados de chuva continuam elevados para o estado do Rio de Janeiro, e há risco para alagamentos. A precipitação de hoje se deve à Zona de Convergência do Atlântico Sul, mais um cavado meteorológico (nos níveis mais altos da atmosfera, que é uma baixa relativa e mais alongada), além do ciclone extratropical, que dará origem a uma frente fria na quinta-feira, e da alta umidade do ar. Já na quinta, a chuva é mais pela alta umidade o cavado.

As instabilidades não param nos próximos dias, e estima-se que chova entre 50 e 250mm até o natal (25) de dezembro. Sendo os maiores acumulados devem ocorrer sobre a região serrana, do médio Paraíba, das faixas norte e noroeste do estado, e da faixa norte da região metropolitana do Rio de Janeiro e na Costa Verde.  

Foto: Climatempo

Previsão de acumulado de chuva no Brasil entre 21/12/22 e 25/12/2022. Fonte: Climatempo/WRF17km.

Foto: Climatempo

Previsão de acumulado de chuva entre 21/12/22 e a manhã de 26/12/2022. Fonte: Climatempo/WRF10km.

Na capital fluminense os maiores acumulados são nesta quarta e quinta-feira(22), e nos próximos dias a chuva segue, mas com volumes menores. As temperaturas são baixas hoje e amanhã, com máximas de 22 e 23°C, respectivamente. As temperaturas se elevam um pouco mais a partir do final de semana, com previsão de 27°C no Natal(25) e na segunda-feira (26).

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade