PUBLICIDADE

Forte ciclone provoca tempo severo no Sul do Brasil no feriado

ATENÇÃO: a Climatempo já faz um novo e importante alerta para o começo de novembro!

31 out 2023 - 11h46
Compartilhar
Exibir comentários

Desde setembro que temporais têm acontecido com muita frequência no Sul do Brasil e causado grandes estragos. Este mês de outubro está terminando com chuva muito acima da média na maior parte da Região e a Climatempo já faz um novo e importante alerta para o começo de novembro.

No Feriado de Finados (02) os modelos numéricos de previsão do tempo indicam o início de um processo de ciclogênese sobre a Região Sul. Na sexta-feira (03), o novo e forte ciclone extratropical estará formado, com seu centro de atuação na costa do Rio Grande do Sul. É importante ressaltar que os ciclones observados no último mês tiveram formação oceânica, enquanto esse, tem seu processo inicial no continente e atuação costeira após sua completa formação. O que o torna bastante perigoso. 

Além deste sistema em superfície, condições de circulação atmosférica em níveis médios e altos (como a presença de um vórtice ciclônico em 500 hPa e divergência dos ventos em 200 hPa), compõem uma combinação explosiva para o desenvolvimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical, que provocam temporais.

Foto: Climatempo

Entre os dias 02 e 03, a situação é de PERIGO para TEMPO SEVERO, sobretudo no centro-norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no interior do Paraná. Há condições de chuva intensa e volumosa, alta incidência de descargas atmosféricas e granizo de grande porte. Além disso, toda a Região pode enfrentar ventania, tanto em razão dos temporais como também pela atuação e proximidade do ciclone extratropical.

Destaca-se que no litoral gaúcho, o vento será persistente e intenso de quinta-feira (02) até a madrugada de sábado (04). Há possibilidade para que rajadas possam alcançar valores em torno de 100 km/h.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade