Final de semana será marcado pela primeira massa de ar polar e alívio para os gaúchos
Sequencia de dias muito quentes terá uma trégua com ingresso da primeira massa de ar polar do ano
Depois de uma sequência de dias marcados por temperaturas elevadas, os gaúchos devem finalmente sentir um alívio no calor. A primeira massa de ar polar de 2026 começa a avançar sobre o Rio Grande do Sul no próximo domingo (4), mudando o padrão do tempo em diversas regiões do estado.
Apesar da mudança, não se trata de um frio intenso. De acordo com a Climatempo, as máximas devem ficar em torno de 29ºC em áreas da Região Metropolitana de Porto Alegre e em cidades do interior.
Antes da chegada definitiva do ar mais frio, o estado enfrentará instabilidade. Nesta sexta-feira (2), a aproximação de uma frente fria provoca condições severas em várias regiões: há previsão de chuva, descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de granizo no Oeste, Sul, Litoral, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e Serra, enquanto o calor segue presente.
O cenário de instabilidade continua no sábado (3). O Norte e a Serra concentram o maior risco de temporais, com chance de granizo e raios. Na Campanha e na região Central, a chuva ocorre de forma mais isolada e menos intensa, e no Sul o tempo tende a permanecer firme.