Frente fria deve provocar temporais com granizo e ventos acima de 90 km/h no RS
O primeiro impacto está previsto para este sábado, quando os temporais se organizam inicialmente na região da Campanha, nas áreas próximas à fronteira com o Uruguai, e no Sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a atuação de uma frente fria sobre o Estado, que deve intensificar a instabilidade e provocar tempestades isoladas, com chuva forte a pontualmente intensa, queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 90 km/h entre este sábado (27) e domingo (28).
O primeiro impacto está previsto para o sábado, quando os temporais se organizam inicialmente na região da Campanha, nas áreas próximas à fronteira com o Uruguai, e no Sul. Durante a manhã, as condições severas se espalham pela Campanha, Costa Doce, Litoral Médio e região Sul. Já entre a tarde e a noite, a instabilidade avança para as demais regiões gaúchas, mantendo o risco de ventos intensos e granizo.
Os volumes de chuva previstos para o sábado variam de 20 a 75 milímetros por dia, podendo ultrapassar 100 milímetros em pontos isolados da Campanha, do Centro e do Sul do Estado. Em alguns locais, a chuva pode superar 80 milímetros em apenas três horas, caracterizando precipitação de forte intensidade.
No início da madrugada de domingo, ainda há risco de tempestades nas regiões Oeste e das Missões, com novo reforço da instabilidade a partir da tarde nessas áreas, avançando em direção ao Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e demais áreas da Metade Norte, novamente com possibilidade de chuva volumosa, ventos acima de 90 km/h e granizo.
Para o domingo, os acumulados devem oscilar entre 20 e 75 milímetros, com registros pontuais de até 90 milímetros no Oeste, Missões, Noroeste e Centro. Assim como no sábado, há risco de volumes superiores a 80 milímetros em três horas em alguns municípios.
A instabilidade tende a persistir na segunda-feira (29), especialmente entre a tarde e a noite, quando são esperados temporais isolados no Noroeste e no Norte do Estado, com chuva forte e possibilidade de granizo. Os volumes previstos ficam entre 20 e 40 milímetros, podendo alcançar 75 milímetros de forma localizada no Norte.
Ao término do período de aviso, a estimativa é de acumulados entre 20 e 120 milímetros em grande parte do território gaúcho, com marcas que podem ultrapassar 150 milímetros no Oeste, Missões, Noroeste, Centro, além de pontos da Costa Doce e da Campanha.
Segundo a Defesa Civil, a situação hidrológica atual apresenta níveis entre normalidade e alerta para inundação, com algumas estações em níveis mais baixos na bacia do rio Vacacaí-Vacacaí Mirim. O comportamento dos rios permanece variável em função das chuvas registradas nos últimos dias.
Diante desse cenário, o órgão recomenda Atenção e Alerta para os municípios indicados em amarelo e laranja no mapa hidrológico. Há risco de elevação rápida de arroios, córregos e rios de pequeno porte, além de possibilidade de alagamentos urbanos e enxurradas em áreas de maior declividade. Já os rios de maior porte devem apresentar elevação gradual, podendo atingir níveis de atenção e alerta para inundação, sem expectativa de alcançar a cota de inundação.