2 eventos ao vivo

Os canhotos também beijam pela esquerda?

13 ago 2018
09h57
atualizado em 14/8/2018 às 04h11
  • separator
  • 0
  • comentários

Normalmente sim, afirma pesquisador. E não só nos humanos, também entre os animais há assimetrias motoras. Neste Dia Internacional do Canhoto, veja outras características associadas à lateralidade.Antes se acreditava que um único gene seria responsável pela lateralidade, ou seja, o melhor controle motor do lado direito ou do lado esquerdo do corpo humano. Hoje se sabe que são vários genes, e também o entorno influencia a habilidade de nossas mãos.

O pesquisador Sebastian Ocklenburg, da Universidade do Vale do Ruhr, em Bochum, pesquisa a lateralidade e as assimetrias cognitivas em humanos e animais. Por ocasião do Dia Mundial do Canhoto, que se comemora nesta segunda-feira (13/08), a DW falou com o biopsicólogo sobre gatos canhotos, de que lado se beija e Leonardo da Vinci.

DW: Por volta de 85% a 90% das pessoas escrevem com a mão direita. Essa preferência pelo lado direito também é aplicável a outras partes ou atividades do corpo?

Sebastian Ocklenburg: Sim, existem muitas assimetrias desse tipo, mesmo que nem sempre o lado direito seja o preferido. Um bom exemplo é beijar. Para fazê-lo, todo mundo tem que virar a cabeça para um lado. Girar a cabeça para o lado oposto do que se usa normalmente para dar um beijo pode parecer muito estranho. Experimente!

Tem razão. Eu sempre viro minha cabeça para a direita. Felizmente, meu namorado também, caso contrário, provavelmente haveria alguns problemas. Há outros exemplos?

Os pés. No caso dos jogadores de futebol, vê-se repetidamente que a maioria prefere claramente um pé ao chutar para o gol. Há alguns poucos, como Lionel Messi, que usam os dois pés com a mesma precisão. Tais jogadores possuem, frequentemente, uma grande vantagem.

Além dessas assimetrias motoras, existem também assimetrias sensoriais. Por exemplo, quando se utiliza um telescópio, quase todo mundo usa apenas um determinado olho. Quando se escuta com os ouvidos encostados na porta, quase todos preferem usar um dos ouvidos - mesmo quando se tem o mesmo nível auditivo em ambos.

Essas preferências estão relacionadas à lateralidade?

Em parte. As assimetrias motoras estão fortemente inter-relacionadas. Quem escreve com a mão esquerda quase sempre chuta com o pé esquerdo e prefere beijar também com a cabeça virada para o lado esquerdo.

Mas isso independe das assimetrias sensoriais de ver ou ouvir, que se relacionam uma com a outra, mas são independentes da lateralidade.

Existem tais assimetrias também entre os animais?

Sim, elas também existem entre os animais. Por exemplo, acabamos de enviar um estudo que trata da "pateralidade" em gatos e cachorros. Diferentemente dos humanos, a distribuição é quase igualitária, ou seja, há aproximadamente o mesmo número de animais destros e canhotos.

Como se testa a "pateralidade" em animais?

Na maioria das vezes, o animal recebe uma tarefa na qual ele deve pegar comida. Todos podem repetir esse experimento em casa com seu próprio animal de estimação.

Pegue um rolo de papel higiênico vazio e feche um lado do tubo. Depois, coloque um pouco de comida dentro. Mas o tubo deve ser apertado o suficiente para que o animal não alcance a comida com o focinho. Ele tem que pegar a comida com a pata.

Se você der ao seu animal de estimação dez vezes o rolo de papel higiênico com a comida dentro e ele usar dez vezes a mesma pata para chegar até a comida, então você pode ter certeza de que o animal é destro ou canhoto.

Por que existem essas preferências? Por que algumas pessoas são canhotas e outras destras?

A lateralidade tem muito pouco que ver com as mãos ou pés, decisivo é o cérebro. Entre os humanos, ele é dividido em dois lados, o hemisfério direito e o esquerdo. Ser canhoto ou destro vai depender de qual das metades do cérebro é particularmente eficiente na execução de tarefas motoras finas.

Nos destros há o predomínio do hemisfério esquerdo do cérebro; nos canhotos, do direito. Esse deslocamento lateral se deve ao fato de que os tratos nervosos se cruzam na medula espinhal. O lado esquerdo do cérebro sempre controla a metade direita do corpo, e vice-versa.

Isso faz com que os cérebros de pessoas destras e canhotas funcionem de forma diferente? Os canhotos são realmente mais inteligentes ou mais criativos que os destros?

Não, infelizmente, eu tenho que desapontar quem acredita nessa teoria. Nos anos 1970, houve alguns estudos pequenos e mal controlados que chegaram a essa conclusão. Desde então, isso foi refutado várias vezes.

Os canhotos não são nem mais inteligentes nem mais criativos que os destros. Infelizmente, esse resultado desperta bem menos interesse, razão pela qual ainda se faz referência aos estudos da década de 1970.

Como também toda uma série de pessoas famosas que eram, supostamente, canhotas?

Sim, por exemplo, Leonardo da Vinci, que supostamente também era canhoto. Mas observando a literatura científica sobre o assunto, fica claro que essa afirmação é baseada num único retrato em que Da Vinci pinta com a mão esquerda.

Mas esconde-se o fato de que nesse retrato ele usa uma bandagem no braço direito e de que, em outros quadros, ele é retratado pintando com a mão direita.

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp

| App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade