PUBLICIDADE

Novo sistema de alerta de emergências deve entrar em operação até dezembro

A Defesa Civil testará o sistema em dez pequenos municípios brasileiros escolhidos pelo histórico de desastres e a capacidade de resposta

22 mai 2024 - 11h42
(atualizado às 11h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O novo sistema de alerta de emergências do país deve entrar em operação até dezembro para os estados das regiões Sul e Sudeste, visando o período de maior incidência de chuvas no verão. Até lá, a Defesa Civil testará o sistema em dez pequenos municípios brasileiros escolhidos pelo histórico de desastres e a capacidade de resposta das defesas civis.

Novo sistema de alerta de emergências deve entrar em operação até dezembro
Novo sistema de alerta de emergências deve entrar em operação até dezembro
Foto: Canva Fotos / Perfil Brasil

Gustavo Borges, superintendente da Anatel, afirmou em entrevista ao G1 que a expectativa é expandir o sistema para toda a região Sul e Sudeste até novembro ou dezembro. O sistema emitirá alertas com sons e mensagens pop-up nos celulares compatíveis, dentro das áreas de risco delimitadas pela Defesa Civil.

Celulares comprados a partir de 2020, que operam em redes 4G e 5G, já são compatíveis com a tecnologia. "O importante é que essa mensagem não requer um cadastro do usuário. Então, se você estiver com um celular compatível, com uma rede 4G e 5G e em cobertura, essa mensagem vai chegar para você", explicou Borges.

Alerta via SMS

Os alertas via SMS continuarão, mas exigem cadastro prévio e são reservados para situações muito graves. Restam duas pendências para o lançamento: treinamento das defesas civis e um plano de comunicação, ambos conduzidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pelo Ministério das Comunicações.

Borges explica: "ocorre que, por exemplo, você tem diversas movimentações, sai de municípios, troca de estado, está em outros locais. Essa é uma fragilidade hoje do SMS, enquanto o cell broadcast [novo sistema] vai identificar todas as pessoas que estiverem naquela região de risco mesmo que você não tenha feito um cadastro e vai disparar a mensagem".

O Cenad, focado na crise no Rio Grande do Sul, deve iniciar os testes nos dez municípios em breve, começando com um alerta de demonstração para explicar o sistema.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade