Trump e Netanyahu concordam que EUA devem pressionar Irã a reduzir venda de petróleo à China, diz Axios
O presidente dos Estdos Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, concordaram em uma reunião na Casa Branca na quarta-feira que os EUA trabalharão para reduzir as exportações de petróleo do Irã para a China, informou a Axios, citando dois funcionários norte-americanos informados sobre o assunto.
"Concordamos que exerceremos pressão máxima contra o Irã, por exemplo, em relação às vendas de petróleo iraniano à China", informou a Axios no sábado, citando uma autoridade sênior dos EUA.
Questionado sobre a reportagem, o Ministério das Relações Exteriores da China disse no domingo que "a cooperação normal entre países conduzida dentro da estrutura do direito internacional é razoável e legítima, e deve ser respeitada e protegida".
A China é responsável por mais de 80% das exportações de petróleo do Irã.
Diplomatas dos EUA e do Irã mantiveram conversações sobre o programa nuclear iraniano por meio de mediadores de Omã na semana passada, em um esforço para reativar a diplomacia, depois que o presidente dos EUA posicionou uma frota naval na região enquanto as Forças Armadas norte-americanas se preparam para a possibilidade de operações sustentadas por semanas contra o Irã.