'Trump deu bom sinal e está convidado ao Brasil', diz Lula
Presidente celebrou retirada parcial de tarifaço americano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou a intenção de se reunir com Donald Trump nos Estados Unidos após o governo americano anunciar o levantamento parcial do tarifaço aplicado a produtos brasileiros, como café e carne.
"O Trump deu um bom sinal. Ele está convidado a vir ao Brasil quando quiser, e eu espero ser convidado para ir a Washington para que a gente possa zerar qualquer celeuma comercial ou política entre o Brasil e os Estados Unidos", disse Lula em um vídeo divulgado na noite de quinta-feira (20).
O presidente acrescentou que a decisão do mandatário republicano o deixou "feliz", porém ponderou que a medida "não é tudo o que o Brasil precisa". "Mas é uma notícia muito importante depois do encontro presencial na Malásia" acrescentou.
O vídeo foi gravado ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que lideraram as negociações com autoridades americanas, assim como o chanceler Mauro Vieira.
O tarifaço havia sido anunciado por Trump em julho passado e tinha como principal argumento o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que acabou condenado a 27 anos e três meses de cadeia por golpe de Estado e outros crimes e pode ter sua prisão em regime fechado decretada nas próximas semanas.
A retirada das tarifas, anunciada na noite de quinta pelo governo americano, beneficia produtos como café, carne bovina, açaí, cacau, banana, sucos de frutas e outros itens.