Roma vai cobrar dos turistas para se aproximarem da famosa Fontana di Trevi
Os turistas que quiserem chegar perto da Fontana di Trevi, em Roma, em breve terão que pagar uma taxa de dois euros (US$2,34), disse o prefeito da cidade nesta sexta-feira, enquanto autoridades buscam lucrar com as atrações da Itália.
O prefeito Roberto Gualtieri disse a jornalistas que o novo sistema de pagamento deve começar em 1º de fevereiro, acrescentando que a medida deve arrecadar 6,5 milhões de euros por ano.
"Dois euros não é muito... e levará a fluxos turísticos menos caóticos", disse Gualtieri, enfatizando que cidadãos de Roma continuarão a ter acesso gratuito à fonte.
Os turistas terão que pagar se quiserem subir nos degraus de pedra que cercam a bacia da fonte, enquanto a pequena praça ao redor, que oferece uma vista do imponente monumento, permanecerá aberta para todos.
A Fontana di Trevi, onde a tradição determina que se jogue uma moeda na água para garantir seu retorno a Roma, há muito tempo é uma grande atração turística, até mesmo para líderes mundiais em visita.
Concluído em 1762, o monumento é uma obra-prima do barroco tardio que retrata Oceanus, o deus de todas as águas, e simboliza os diferentes estados de espírito dos mares e rios do mundo.
Ele recebeu nove milhões de visitantes até o momento neste ano, disse Gualtieri.
Pessoas que visitavam o ponto turístico nesta sexta-feira disseram que estariam dispostos a pagar se o dinheiro fosse bem utilizado.
Gualtieri disse que cinco outros locais relativamente desconhecidos em Roma, atualmente gratuitos, começarão a cobrar cinco euros pelo acesso a partir de fevereiro, dando continuidade à tendência recente de obter lucro a partir do patrimônio cultural da Itália.
Em 2023, foi introduzida uma taxa de entrada de cinco euros para o antigo Panteão de Roma. Como resultado, a praça do lado de fora costuma ficar lotada de pessoas esperando sua vez de pagar e entrar.
Veneza introduziu um sistema de taxa de entrada para turistas durante a alta temporada, enquanto Verona começou a cobrar neste mês pelo acesso à sacada na cidade do norte da Itália associada à peça "Romeu e Julieta", de Shakespeare.