Parlamento de Cantão suíço proíbe telefones celulares em escolas
O Parlamento do Cantão de Friburgo, no oeste da Suíça, aprovou proposta nesta quinta-feira que proíbe as crianças de usarem telefones celulares nas escolas até que tenham cerca de 15 anos de idade.
Por 67 votos a favor e 35 contra, o Legislativo chancelou medida que obriga alunos a desligar e guardar os telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos nas dependências da escola e durante as atividades escolares fora do local.
"A proibição tem como objetivo promover a interação pessoal na escola, melhorar o ambiente escolar e a qualidade de vida dos alunos e professores, além de combater o bullying e a exclusão", diz a proposta.
O governo de Friburgo era contra a proibição e observou que as escolas individuais já haviam imposto restrições significativas ao uso de telefones celulares.
A proposta parlamentar também pedia que fosse considerada uma proibição para as escolas de ensino médio e de formação profissional.
A decisão do Parlamento de Friburgo é a mais recente medida tomada em nível local na Suíça nos últimos anos para restringir o uso de telefones celulares nas escolas.
O Cantão de Friburgo é predominantemente de língua francesa e tem uma população de cerca de 350.000 habitantes.