Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Indústria automotiva na UE está 'colapsando', alerta Itália

Bloco quer banir carros a gasolina e diesel a partir de 2035

29 set 2025 - 09h34
(atualizado às 10h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Itália alertou nesta segunda-feira (29) que a indústria automotiva da União Europeia está "colapsando" devido às metas do bloco para reduzir a pegada de carbono do setor, um dos mais poluentes do mundo.

O ministro das Empresas e do Made in Italy, Adolfo Urso
O ministro das Empresas e do Made in Italy, Adolfo Urso
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A declaração chega na esteira das notícias de cortes de vagas e na produção em montadoras de toda a UE, que prevê banir os novos carros a gasolina ou diesel a partir de 2035 e reduzir as emissões em 55% até 2030, na comparação com 2021.

"O setor automotivo está colapsando na Europa. Todos os dias são anunciados fechamentos de fábricas e dezenas de milhares de demissões em toda a cadeia", disse o ministro das Empresas e do Made in Italy, Adolfo Urso.

A Itália é um dos países que pressionam a UE para flexibilizar as metas ambientais sobre veículos a combustão. "É fundamental enfrentar o tema com realismo, sem entraves ideológicos", acrescentou Urso em uma reunião do bloco em Bruxelas.

"Na nossa visão, é necessário liberar nossas empresas de vínculos, limites e de prazos inapropriados", afirmou o ministro.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade