PUBLICIDADE

Mundo

Hamas liberta reféns israelenses e tailandeses em meio à trégua temporária

25 nov 2023 - 21h28
Compartilhar
Exibir comentários

Os treze cidadãos israelenses e quatro tailandeses libertados do cativeiro do Hamas chegaram a Israel no domingo (horário local) e devem se reunir com suas famílias como parte de um acordo crucial sobre reféns, que correu o risco de desmoronar por um breve período em função de um impasse sobre o fornecimento de ajuda humanitária.

O impasse de curta duração, que ameaçou a trégua temporária para libertar prisioneiros, foi superado com a mediação do Catar e do Egito, mas mostrou a fragilidade do acordo, por meio do qual um total deve ocorrer a troca de 50 reféns israelenses por 150 prisioneiros palestinos em um período de quatro dias.

Imagens de televisão mostraram reféns no lado egípcio da fronteira de Rafah depois de deixarem Gaza, enquanto o Hamas entregava os prisioneiros ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha no final do sábado. Dos 13 israelenses libertados, seis eram mulheres e sete eram crianças e adolescentes, de acordo com o gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

"Os reféns libertados estão a caminho de hospitais em Israel, onde se reunirão com suas famílias", disseram as Forças de Defesa de Israel (IDF), em comunicado.

Em troca, 39 civis palestinos, incluindo 33 menores de idade, seriam libertados das prisões israelenses.

A TV Al Jazeera exibiu imagens ao vivo do que disse ser um ônibus da Cruz Vermelha transportando um grande número de prisioneiros palestinos libertados de uma prisão israelense a caminho da cidade de Beitunia, na Cisjordânia ocupada por Israel.

Uma autoridade palestina familiarizada com a diplomacia disse que o Hamas continuará com a trégua de quatro dias acordada com Israel, no que é a primeira interrupção dos conflitos desde que os combatentes do Hamas invadiram o sul de Israel em 7 de outubro, matando 1.200 pessoas e fazendo cerca de 240 reféns.

Em resposta a esse ataque, Israel prometeu destruir os militantes do Hamas em Gaza, lançando bombas e projéteis sobre o enclave e com uma ofensiva terrestre no norte. Até o momento, cerca de 14.800 pessoas, aproximadamente 40% delas crianças, foram mortas, informaram as autoridades de saúde palestinas no sábado.

A troca deste sábado ocorreu depois que outros 13 reféns israelenses, incluindo crianças e idosos, foram libertados pelo Hamas na sexta-feira, em troca de 39 mulheres e jovens palestinos libertados das prisões israelenses.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade