Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Grécia aprova jornada de trabalho de 13 horas por dia

Oposição disse que a medida é 'digna da Idade Média'

16 out 2025 - 08h23
(atualizado às 10h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O Parlamento da Grécia aprovou nesta quinta-feira (16) um contestado projeto de lei que permite a jornada de trabalho de 13 horas por dia em determinadas circunstâncias.

Protesto em Atenas, na Grécia, contra aumento da jornada de trabalho
Protesto em Atenas, na Grécia, contra aumento da jornada de trabalho
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A medida foi chancelada com o apoio do governo do premiê conservador Kyriákos Mitsotákis, do partido Nova Democracia, enquanto a oposição denuncia uma tentativa de desmantelar os direitos dos trabalhadores.

A nova lei estabelece que funcionários poderão trabalhar para o mesmo empregador por 13 horas diárias em até 37 dias por ano ? a carga horária máxima no país era de oito horas diárias. A nova jornada, segundo o governo, será "voluntária", e o trabalhador terá um reajuste de 40% no salário caso aceite o aumento da carga.

O projeto foi aprovado após dois dias de debates cerrados no Parlamento e na esteira de duas greves gerais promovidas neste mês por sindicatos, e o partido de esquerda Syriza, que governou entre 2015 e 2019, disse que a iniciativa é "digna da Idade Média".

Segundo o Eurostat, escritório de estatísticas da União Europeia, os trabalhadores na Grécia têm uma carga de 39,8 horas por semana, contra uma média no bloco de 35,8 horas. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade