PUBLICIDADE

Europa

Primeiro-ministro turco se reunirá com manifestantes na quarta-feira

10 jun 2013 - 15h16
(atualizado às 16h05)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O premiê Recep Tayyip Erdogan receberá membros dos grupos que organizam as manifestações contra ele, anunciou o governo </p>
O premiê Recep Tayyip Erdogan receberá membros dos grupos que organizam as manifestações contra ele, anunciou o governo
Foto: AP

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, se reunirá na quarta-feira com representantes dos manifestantes que exigem há 11 dias a sua renúncia, anunciou nesta segunda-feira um porta-voz do governo.

"Nosso primeiro-ministro receberá certos membros dos grupos que organizam estas manifestações. Acredito que ele se reunirá com alguns na quarta-feira, e com outros em um outro momento", declarou o vice-primeiro-ministro Bülent Arinç, sem indicar quais grupos serão recebidos pelo governo. "Eles serão informados e nosso primeiro-ministro escutará o que eles têm a dizer", explicou Arinç.

O vice-premiê acrescentou que "os manifestantes ilegais não serão tolerados na Turquia", sem dar mais detalhes. "Vivemos em um Estado de Direito. Todos devem ser responsabilizados em um Estado de Direito", comentou.

Perguntado sobre o projeto de revitalização da Praça Taksim, que deu origem às manifestações no país, Arinç se limitou a dizer que seu governo vai atender às decisões da Justiça.

"Existe uma decisão da justiça de suspender as obras e quatro outras queixas que ainda não foram examinadas. Por enquanto, nós obedeceremos à decisão da Justiça. Se o tribunal decidir que (este projeto) não é adequado, poderemos rever o projeto", disse.

Um tribunal de Istambul suspendeu em 31 de maio o projeto de construção da réplica de um quartel militar otomano no lugar do Parque Gezi, localizado ao lado da Praça Taksim. O anúncio da destruição do parque desencadeou o movimento de protesto.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade