PUBLICIDADE

Estados Unidos

Universidade de Miami concederá título póstumo a jovem negro assassinado

4 mai 2017 - 22h54
Compartilhar
Exibir comentários

Uma universidade de Miami, nos Estados Unidos, outorgará neste mês um título póstumo a Trayvon Martin, o adolescente negro que morreu em decorrência do disparo de um segurança particular em 2012 na Flórida, informaram nesta quinta-feira meios de comunicação locais.

A Flórida Memorial University homenageará Martin com o título de Bacharel em Ciência Aeronáutica, com especialização em Educação de Voo, em uma cerimônia que será realizada no próximo dia 13 de maio na sede desta universidade, situada em Miami Gardens, ao noroeste de Miami.

O título póstumo, que será entregue aos pais do adolescente, Sybrina Fulton e Tracy Martin, será outorgado em "honra dos passos que ele tomou durante sua juventude para tornar-se um piloto", segundo ressaltou a universidade em uma nota publicada em sua página oficial no Facebook.

Nesse dia, a Flórida Memorial University realizará um evento de arrecadação de fundos para seu Departamento de Aviação e Segurança, que gerencia um dos quatro módulos piloto que a empresa fabricante de aeronaves Cessna tem em universidades dos EUA, bem como para a Fundação Trayvon Martin, que tem sua sede no campus desta universidade.

"Sybrina, nossa ex-aluna, simboliza a força e a dignidade ao alentar outras vítimas da violência enquanto efetua uma mudança rumo a uma sociedade mais igualitária e justa", declarou na nota a presidente desta casa de estudos, Roslyn Clark Artis, em relação à mãe do adolescente.

Sybrina Fulton, ativista social que lidera junto com seu marido, Tracy Martin, a Fundação Trayvon Martin, agradeceu hoje em sua conta no Twitter a concessão do título póstumo a seu filho.

Trayvon Martin, que tinha 17 anos no momento de sua morte, foi atingido por um disparo do segurança particular George Zimmerman, que no processo judicial alegou que agiu em legítima defesa.

O agora ex-segurança foi absolvido em julho de 2013 pela morte de Martin porque o júri popular do tribunal de Sanford (Flórida), onde aconteceu o incidente, aceitou a tese de que tinha agido em legítima defesa.

A morte do adolescente e a posterior absolvição de Zimmerman são considerados o primeiro de uma série de episódios que reavivaram o debate nacional sobre as relações raciais nos Estados Unidos e o uso das armas de fogo por parte da população civil.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade