Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Trump diz que guerra com Venezuela continua possível, informa NBC News

Nesta semana, o presidente dos EUA ordenou um "bloqueio" de petroleiros sancionados ​que entram e saem da Venezuela

19 dez 2025 - 07h35
(atualizado às 09h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Donald Trump afirmou que a possibilidade de guerra com a Venezuela permanece, enquanto ordena um bloqueio de petroleiros sancionados e enfrenta resistência no Congresso contra ações militares no país sul-americano.
Presidente dos EUA, Donald Trump 21/01/2025
Presidente dos EUA, Donald Trump 21/01/2025
Foto: REUTERS/Carlos Barria

O presidente dos Estados Unidos, ‌Donald Trump, disse ‌que está mantendo a possibilidade de guerra ‍com a Venezuela sobre a mesa, de ‌acordo ‌com uma entrevista à NBC News publicada nesta sexta-feira, 19.

Em meio a especulações generalizadas de que o republicano lançará um ataque ao ‌território do Estado petrolífero sul-americano, na quarta-feira, 17, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos derrotou por pouco duas resoluções buscando conter a agressão de Trump à Venezuela.

As votações da quarta-feira ocorreram horas antes de Trump se dirigir à nação a partir da Casa Branca. Nesta semana, ele ordenou um "bloqueio" de petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela.

A Câmara, ‍de maioria republicana, votou por 216 a 210 contra uma resolução patrocinada pelo deputado Gregory Meeks, de Nova York, o principal democrata do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, que retiraria as Forças Armadas ‌dos EUA das hostilidades com "qualquer organização terrorista designada presidencialmente ‌no Hemisfério Ocidental", a menos que autorizado pelo Congresso.

Também votou por 213 a 211 para derrotar uma resolução patrocinada por Jim McGovern, de Massachusetts, principal democrata do Comitê de Regras da Câmara, que instruía o presidente a retirar as forças dos EUA das hostilidades com ou contra a Venezuela sem autorização do Congresso.

Na quarta-feira, a Venezuela solicitou que o ‌Conselho de Segurança da Organização ‌das Nações Unidas se reunisse para discutir a "agressão contínua dos Estados Unidos" contra ‍o país, de acordo com uma carta enviada ao órgão de 15 ‌membros vista pela ‌Reuters. Um diplomata da ONU disse que uma reunião provavelmente seria agendada para a próxima terça-feira.

As tropas dos EUA realizaram mais de 20 ataques a supostos barcos com drogas no Caribe e no Pacífico desde o início de setembro, matando mais de 80 pessoas, enquanto Trump intensifica o fortalecimento militar contra o governo do presidente venezuelano ‌Nicolás Maduro.

O governo Trump está avaliando as opções para combater o que diz ser o papel de Maduro no fornecimento de drogas ilegais que matam norte-americanos. O presidente socialista venezuelano negou ter qualquer ligação com o comércio de drogas. *(Com informações da Reuters).

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade