Obama lança campanha no Twitter e leva "batalha fiscal" para web
Alina Selyukh
29 nov2012 - 08h34
(atualizado às 11h54)
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O presidente dos EUA, Barack Obama, abriu na quarta-feira no Twitter uma nova frente na batalha entre democratas e republicanos a respeito da melhor forma de evitar o "abismo fiscal" no fim do ano. O governo Obama, sempre hábil no manejo da internet, lançou uma campanha na rede social pedindo aos usuários do Twitter que incluam a hashtag #my2k em mensagens dizendo o que é possível fazer com US$ 2 mil.
Essa é aproximadamente a quantia que uma família de quatro pessoas de classe média precisaria pagar a mais em imposto de renda caso o Congresso não chegue a um acordo para evitar o final automático de benefícios tributários que vigoram há dez anos.
A conjunção disso com cortes de gastos públicos também previstos para o final deste ano pode retirar cerca de US$ 600 bilhões da economia americana, levando os EUA a uma nova recessão, segundo analistas. A situação foi apelidada nos últimos meses de "abismo fiscal".
O Twitter, com suas velozes mensagens de 140 caracteres, é uma forma testada e aprovada de falar com a população. Hashtags são etiquetas do assunto da mensagem, que permitem buscas específicas. O governo espera que, em grande volume, esses tuítes pressionem o Congresso a buscar um acordo bipartidário.
Obama anunciou a ofensiva tuiteira durante entrevista coletiva na quarta-feira. Ele e o restante do seu Partido Democrata se opõem a cortes significativos em programas sociais, e querem aumentar impostos dos norte-americanos mais ricos, poupando a classe média. Já a oposição republicana quer cortes profundos nos gastos públicos, sem aumento tributário nenhum.
O Google Chrome é um exemplo de produto que não é rentável: apesar de aumentar a audiência do Google, tendo seu serviço de busca como padrão, não tem uma fonte própria de receita
Foto: AFP
Já o Gmail ganha dinheiro com publicidade, através do Google AdWords, que cria "anúncios relevantes" de acordo com o conteúdo das mensagens
Foto: Divulgação
A busca do Google tem na publicidade sua maior fonte de receita, e uma das empresas mais bem sucedidades na área de publicidade online
Foto: Divulgação
Muitos usuários reclamam dos anúncios que aparecem antes dos vídeos do YouTube começarem, mas são eles que garantem a gratuidade do serviço
Foto: AFP
Apesar de ter sido comprado pelo Facebook em um negócio de US$ 1 bilhão, o Instagram é um serviço que ainda não encontrou uma forma de se tornar rentável
Foto: Divulgação
Já a rede social de negócios LinkedIn reúne diversas fontes de receita. A empresa ganha dinheiro com publicidade, com assinantes de um serviço premium e com a venda de dados. Empresas e recrutadores podem pagar para ter acesso à base de dados dos usuários do serviço
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Além do software gratuito, que permite a troca de mensagens ou conversas por vídeo entre usuários do Skype, a empresa conta com recursos adicionais para assinantes. Além disso, a empresa cobra por ligações de Skype para telefone, no serviço de voz por IP
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O Tumblr, apesar de todo crescimento e sucesso, ainda não conseguiu se tornar uma empresa rentável. O serviço de blogs gera receita através de temas premium ou pelo pagamento para inclusão de alguns Tumblrs em um diretório de blogs, mas isso ainda não dá lucro para a empresa
Foto: Divulgação
O Twitter ganha dinheiro através da publicidade. Empresas podem pagar para promover tweets ou Trending Topics na rede de microblogs
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Apesar de a maioria dos usuários hospedarem seus blogs gratuitamente no WordPress, o serviço oferece hospedagem para grandes marcas, um serviço premium para que usuários tenham armazenamento adicional ou domínio personalizado, além, é claro, da publicidade
Foto: Reprodução
O Facebook recentemente começou a testar nos Estados Unidos uma nova forma de receita que permite que os usuários paguem para promover seus posts na rede social. Como a maioria dos serviços de internet não cobra dos usuários para serem usados, eles têm que criar uma forma de ganhar dinheiro. E essa a principal fonte de receita do Facebook e que o torna lucrativo: a publicidade. Veja na galeria como outras empresas fazem para gerar receita
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