PUBLICIDADE

Estados Unidos

Família com doença genética soma três transplantes de coração

24 dez 2013 - 18h02
Compartilhar
Exibir comentários
Trevin, Matthew e Deanna, ao lado de árvore de natal da família Kremis
Trevin, Matthew e Deanna, ao lado de árvore de natal da família Kremis
Foto: AP

Em San Marcos, na Califórnia, uma família que teria motivos para lamentar uma doença genética, podem comemorar a rara coincidência de três transplantes bem sucedidos.

Deanna Kremis e seus dois filhos nasceram, todos os três, com cardiomiopatia hipertrófica, uma deficiência no coração que causa o enfraquecimento dos músculos e, gradualmente, a perda da função do órgão. Todos os três, em momentos diferentes da vida, precisaram passar por transplante de coração. E todos os três conseguiram.

A última a passar pela cirurgia foi Deanna, que descobriu que teria que conseguiu um coração novo após as cirurgias dos filhos, Matthew e Trevin. Ela agora se recupera em casa e toma remédios e se adapta à nova vida com os conselhos dos filhos que passaram pelo mesmo.

Seu irmão, sua mãe e sua avó também sofriam do mesmo mal. Mas seu terceiro filho, bem como seu marido, não carregam o gene. Ainda assim, embora as cirurgias tenham sido bem sucedidas, todos ainda passam por efeitos colaterais e convivem com o medo de uma eventual rejeição do órgão.

"É muito difícil ver seus filhos passando por qualquer dificuldade. Eles são incríveis", disse Deanna, segurando as lágrimas. "Meu objetivo era entrar no hospital (para ser operada) e sair do hospital rápido que eles, mas eu não consegui. Era para que não se preocupassem. Não quero que se preocupem comigo. Eles são minha maior prioridade."

Não é raro haver casos de família com mais de um caso de transplante, mas três transplantes de coração no mesmo lar representam um caso atípico até mesmo no rol dos episódios da medicina mais avançada.

Texto adaptado de reportagem da agência AP.

Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade