Bombeiros que estavam ilegalmente nos EUA são presos por agentes da Imigração enquanto combatiam incêndio florestal
Os dois trabalhadores atuavam na Península Olímpica, combatendo o que está sendo considerado o maior incêndio florestal ativo de Washington
Agentes da Imigração dos Estados Unidos prenderam dois bombeiros indocumentados enquanto eles trabalhavam para conter um incêndio florestal no estado de Washington. O caso aconteceu na última quarta-feira, 27. As informações são do jornal The Seattle Times.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o jornal, foi o Departamento de Gestão de Terras e o Serviço Florestal dos EUA que solicitou apoio de uma estação local da Patrulha de Fronteira para verificar as identidades dos trabalhadores envolvidos na ação – que, devido às proporções, contou com pessoal terceirizado. Conforme apontaram, os contratos de duas empresas privadas que atuaram no combate do incêndio foram rescindidos após “a conclusão de uma investigação criminal pelo Departamento de Gestão de Terras”.
“Várias discrepâncias foram identificadas e dois indivíduos foram encontrados presentes ilegalmente nos Estados Unidos, um com uma ordem anterior de remoção”, afirmou o Departamento de Segurança Interna em comunicado, sobre a situação.
Os dois trabalhadores em questão atuavam na Península Olímpica, combatendo o que está sendo considerado o maior incêndio florestal ativo do estado de Washington. Eles foram presos e levados para o centro de detenção em Bellingham, perto da fronteira com o Canadá.
A Patrulha da Fronteira disse que as prisões não interferiram na operação de combate ao incêndio. “Esse esforço cooperativo destaca a coordenação entre agências federais para garantir a integridade das operações do governo e manter a confiança pública em questões fiduciárias”, afirmou um representante do setor ao veículo.
