Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é gerrymandering? Saiba mais sobre a prática que Trump quer aplicar nos Estados Unidos

O presidente americano pressionou o Estado do Texas a redesenhar os distritos estaduais antes do previsto

27 ago 2025 - 13h24
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Donald Trump pressiona o Texas e outros Estados a redesenharem distritos para favorecer os republicanos, usando a prática de gerrymandering, enquanto democratas respondem com medidas semelhantes em seus Estados.
O presidente Donald Trump segura um chapéu e afirma: "Trump estava certo sobre tudo" após assinar decretos no Salão Oval da Casa Branca
O presidente Donald Trump segura um chapéu e afirma: "Trump estava certo sobre tudo" após assinar decretos no Salão Oval da Casa Branca
Foto: Alex Wong/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, popularizou a palavra gerrymandering no noticiário, em meio a "batalha dos mapas" para o redesenho dos distritos americanos. Tudo começou quando o republicano pressionou o Estado do Texas a refazer o seu mapa de distritos antes do previsto e a Califórnia, o maior Estado democrata, resolveu responder.

Até agora, o redesenho dos distritos ficou apenas entre os dois maiores Estados dos EUA, mas Trump deseja que Ohio, Indiana e Missouri, outros Estados republicanos, façam o mesmo processo. Nova York, Illinois e Maryland, que são governados pela oposição, estudam formas de realizar o próprio redesenho, conhecido como gerrymandering.

Saiba mais sobre como funciona esse processo:

Gerrymandering

O processo de gerrymandering está ligado ao desenho dos limites dos distritos congressionais americanos. Na terra do Tio Sam, cada Estado americano elege dois senadores e os congressistas são eleitos por meio do voto distrital. Cada distrito nos EUA elege um representante e os distritos são divididos igualmente em população.

A cada 10 anos, após o censo, os Estados americanos redesenham os limites dos distritos congressionais para refletir as mudanças populacionais em um processo conhecido como redistritamento.

Mas políticos de ambos os partidos aproveitam o processo de redistritamento para manipular os mapas e favorecer certos candidatos, em uma prática conhecida como gerrymandering.

O termo tem origem no nome do ex-governador de Massachusetts Elbridge Gerry, que redesenhou os distritos do Estado em 1812. Um jornal local afirmou que um dos distritos desenhados por Gerry parecia uma salamandra (salamander, em inglês) e desde então a prática ficou conhecida como gerrymander, unindo o sobrenome do governador e a palavra salamander.

A prática de gerrymandering é permitida nos Estados Unidos, mas cada Estado tem uma legislação específica sobre como redesenhar os distritos.

"A única coisa que a Constituição exige é que todos os distritos devem ter a mesma população e que não se pode discriminar com base em raça ao desenhar um distrito", aponta Richard Briffault, professor da Escola de Direito da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Eleições de meio de mandato

Analistas entrevistados pelo Estadão apontam que Trump deseja realizar o gerrymandering republicano antes do fim da década para conseguir mais assentos na Câmara dos Deputados nas eleições de meio de mandato.

Atualmente, o Partido Republicano possui maioria nas duas casas legislativas, mas geralmente a legenda oposicionista tem vantagem para conseguir o comando de pelo menos uma das casas nas eleições de meio de mandato, que renova um terço dos assentos do Senado e todos os assentos da Câmara dos Deputados.

Os republicanos do Texas esperam que os novos mapas possam fornecer cinco novos assentos para os republicanos. Já os democratas da Califórnia querem eliminar os ganhos texanos com cinco novos assentos da legenda no Estado.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade