Espanha desmantela rede de tráfico de migrantes menores
A polícia espanhola anunciou nesta quinta-feira (13) o desmantelamento de uma rede criminosa que transportava migrantes menores vindos do Marrocos, que chegavam às Ilhas Canárias, até a França. A operação resultou em 11 prisões.
Segundo comunicado da polícia, "a organização dispunha de meios logísticos no Marrocos para a transferência dos menores até o arquipélago espanhol situado no Atlântico" e "mantinha contatos na Costa do Marfim para o envio de documentos falsificados", que permitiam obter papéis falsos para os jovens com o objetivo de levá-los à França.
A investigação começou após o desaparecimento de 14 menores de dois centros de acolhimento, localizados na ilha de Lanzarote e em Gran Canária, entre novembro de 2024 e maio de 2025.
Nos últimos meses, agentes prenderam um cidadão mauritano quando tentava embarcar em um voo para Madri com três menores, sem autorização do centro onde estavam hospedados, segundo a polícia.
Os investigadores realizaram duas buscas em residências em Lanzarote e apreenderam diversos documentos, dispositivos eletrônicos e dinheiro em espécie pertencente à rede. Ao todo, foram presas 11 pessoas: nove em Lanzarote, uma em Gran Canária e outra em Madri. Quatro delas tiveram prisão preventiva decretada e são suspeitas de vários crimes, entre eles participação em organização criminosa, falsificação de documentos, tráfico de pessoas e pornografia infantil.
O inquérito permanecerá aberto até que todos os menores desaparecidos sejam encontrados, informou a polícia, que não esclareceu a finalidade do envio desses jovens para a França.
A Espanha é um dos três principais pontos de entrada de migrantes na Europa, junto com Itália e Grécia. As Ilhas Canárias, situadas no Atlântico, ao largo da costa noroeste da África, são uma porta de entrada para a migração irregular no país.
Cerca de 47 mil migrantes desembarcaram no arquipélago no ano passado, estabelecendo um recorde pelo segundo ano consecutivo, mas as chegadas diminuíram este ano.
Com agências