Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dos primeiros ataques ao cessar-fogo: a cronologia dos 12 dias de conflito entre Israel e Irã

Na terça-feira, 24, Irã e Israel indicaram o fim do conflito; relembre o que aconteceu

25 jun 2025 - 10h16
(atualizado às 10h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Irã atacou Israel em retaliação ao bombardeio israelense feito durante a manhã
Irã atacou Israel em retaliação ao bombardeio israelense feito durante a manhã
Foto: Getty Images

Nos 12 últimos dias, as atenções internacionais se voltaram para o conflito entre Israel e Irã, que começou com um ataque israelense contra o Irã que deixou 78 pessoas mortas e 329 feridas. No dia seguinte, as forças iranianas revidaram.

As ofensivas seguiram até que os Estados Unidos, a mando de Donald Trump, entraram no conflito bombardeando o Irã. Na noite de segunda-feira, 23, o republicano afirmou que os países do Oriente Médio concordaram em cessar-fogo e que esse era o encerramento oficial do conflito. Porém, na terça-feira, 24, ambos os lados desrespeitaram o acordo até que o conflito fosse realmente interrompido."

Relembre destaques da cronologia do conflito: 

Israel realiza ataque aéreo contra o Irã:
  • Dia 13/06, sexta-feiraO Irã retalia Israel e lança "dezenas de mísseis". O exército israelense confirmou os disparos, identificados pelo sistema de defesa do país. Ao menos 100 drones foram disparados contra o território israelense, ferindo pelo menos 40 pessoas, sendo que duas estão em estado grave. 
Irã retalia e lança 'dezenas de mísseis' contra Israel:
  • Dia 18/06, quarta-feiraO aiatolá respondeu, rejeitando o pedido norte-americano. "Pessoas inteligentes que conhecem o Irã, a nação iraniana e sua história nunca falarão com essa nação em linguagem ameaçadora, porque a nação iraniana não se renderá", disse em discurso transmitido na televisão local.
Qualquer ataque dos EUA terá 'consequências irreparáveis', afirma líder supremo do Irã:
  • Dia 19/06, quinta-feira – Donald Trump deu o prazo de duas semanas para decidir sobre a participação dos EUA no conflito entre Israel e Irã, na espera de uma eventual rendição iraniana. No mesmo dia, o republicado reforçou que seriam "no máximo" duas semanas. 
Veja discurso de Donald Trump após atacar instalações nucleares do Irã.:
Vídeos mostram mísseis iranianos lançados contra bases dos EUA cruzando o céu do Catar:

O Irã negou que houvesse um acordo sobre cessar-fogo com Israel, mas depois o ministro das Relações Exteriores do país, Seyed Abbas Araghchi, sugeriu uma trégua. A tensão seguia. 

Trump diz que Irã e Israel aceitaram um cessar-fogo após 12 dias de conflito: ‘Encerramento da guerra’:

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, assegurou que respeitaria o cessar-fogo se Israel também cumprisse a trégua. "Se o regime sionista não violar o cessar-fogo, o Irã também não o violará", declarou.  

Até que, na tarde de terça-feira, após 12 dias de ofensiva, Irã e Israel indicaram o fim do conflito. Tanto o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, quanto o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmaram que seus respectivos países tiveram uma "vitória histórica".

Embaixada de Israel publica foto de míssil do Irã que teria sido lançado durante cessar-fogo:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade