Irã emite alerta de evacuação a subúrbio de Tel Aviv após Trump falar em acordo de cessar-fogo
Alerta publicado pela agência de notícias iraniana Mehr sugere evacuação de civis em Ramat Gan, nos arredores da capital israelense Tel Aviv
Irã emitiu alerta de evacuação em Ramat Gan, próximo a Tel Aviv, enquanto Trump anunciou cessar-fogo entre Israel e Irã, ainda não confirmado por autoridades locais.
Em meio às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a confirmação de um cessar-fogo, o Irã emitiu, na noite desta segunda-feira, 23, um alerta de evacuação para a região de Ramat Gan, localizada no subúrbio da capital israelense, Tel Aviv, de acordo com a imprensa local.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O alerta foi publicado pela agência de notícias iraniana Mehr e dá conta de que, nas próximas horas, 'forças especiais do Irã atuarão na região, conforme operaram nos últimos dias nos arredores de Tel Aviv, para atacar alvos militares'.
"Permanecer nesta área coloca sua vida em risco", diz, ainda, o alerta. Até o momento, as Forças de Defesa de Israel (IDF, em inglês) não se manifestaram sobre um novo ataque iraniano.
🔴 Iran's warns Israeli settlers to urgently evacuate the Ramat Gan region#BREAKING #BreakingNews pic.twitter.com/q0niGigjZW
— Mehr News Agency (@MehrnewsCom) June 23, 2025
A possibilidade de uma nova escalada nas tensões do Oriente Médio se dá em meio à expectativa por um cessar-fogo entre Israel e Irã, que nesta segunda-feira entraram no 12° dia de conflitos.
Em um anúncio feito através das redes sociais, Trump destacou o acordo entre os países e afirmou que, com isso, encerra oficialmente o conflito, que elevava a tensão na região. Por outro lado, autoridades de ambos os países ainda não confirmaram oficialmente o acordo.
No domingo, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou que Israel estava "próximo" de alcançar os objetivos. À Reuters, um oficial iraniano afirmou que o Teerã concordou com o cessar-fogo proposto pelos Estados Unidos.
Em uma publicação no Truth Social, Trump afirmou que o suposto entendimento prevê a suspensão total dos ataques em um prazo de seis horas, com duração inicial de 12 horas e previsão de encerramento definitivo das ofensivas após 24 horas.
Na postagem, Trump detalhou que o Irã será o primeiro a iniciar o cessar-fogo, seguido por Israel, e que, ao final das 24 horas, o fim da guerra será saudado pela comunidade internacional. O presidente destacou ainda que, durante o período de trégua, ambos os lados devem se manter "pacíficos e respeitosos".