Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oriente Médio

Trump diz que Israel e Irã concordaram com cessar-fogo e declara fim de conflito

Autoridades dos países ainda não confirmaram o acordo

23 jun 2025 - 19h14
(atualizado às 22h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Trump diz que Irã e Israel aceitaram um cessar-fogo após 12 dias de conflito: ‘Encerramento da guerra’:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira, dia 23, um acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã. O líder diz que, com isso, encerra oficialmente um conflito que já dura 12 dias e eleva a tensão em todo o Oriente Médio. Irã, no entanto, negou ter assinado um acordo.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, desmentiu Trump no X. "Como o Irã deixou claro repetidamente: Israel declarou guerra ao Irã, e não o contrário", disse, afirmando que o país não tem intenção de seguir com as ofensivas desde que Israel pare com as operações militares.

"Até o momento, NÃO há nenhum “acordo” sobre cessar-fogo ou interrupção das operações militares. No entanto, desde que o regime israelense cesse sua agressão ilegal contra o povo iraniano até, no máximo, 4h da manhã, horário de Teerã, não temos intenção de continuar nossa resposta depois disso."

Minutos depois, Araghchi mudou de ideia. "As operações militares de nossas poderosas Forças Armadas para punir Israel por sua agressão continuaram até o último minuto, às 4h da manhã", escreveu.

No domingo, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou que Israel estava "próximo" de alcançar os objetivos. 

Em uma publicação no Truth Social, Trump afirmou que o suposto entendimento prevê a suspensão total dos ataques em um prazo de seis horas, com duração inicial de 12 horas e previsão de encerramento definitivo das ofensivas em 24 horas.

Vídeos mostram mísseis iranianos lançados contra bases dos EUA cruzando o céu do Catar:

"PARABÉNS A TODOS! Foi totalmente acordado entre Israel e Irã que haverá um CESSAR-FOGO Completo e Total (em aproximadamente 6 horas a partir de agora, quando Israel e Irã tiverem finalizado e concluído suas missões finais em andamento!), por 12 horas, momento em que a guerra será considerada ENCERRADA!", escreveu o presidente americano.

Trump durante discurso após ataques ao Irã
Trump durante discurso após ataques ao Irã
Foto: Reprodução/YouTube/PBS NewsHour

Na postagem, Trump detalhou que o Irã será o primeiro a iniciar o cessar-fogo, seguido por Israel, e que, ao final das 24 horas, o fim da guerra será saudado pela comunidade internacional. O presidente destacou ainda que, durante o período de trégua, ambos os lados devem se manter "pacíficos e respeitosos".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade