Avião tem turbulência extrema ao atravessar furacão Melissa
De categoria 5, o fenômeno teve ventos máximos de 295 km/h
Agentes da Associação Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) viveram momentos de tensão enquanto atravessavam o furacão Melissa. Imagens gravadas enquanto os agentes coletavam dados do fenômeno mostram que a aeronave enfrentou uma turbulência extrema por cerca de um minuto.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O furacão atingiu, na última terça-feira, 28, regiões da Jamaica, Haiti e Cuba, provocando mais de 30 mortes e devastação. De categoria 5, ele teve ventos máximos de 295 km/h.
No vídeo exibido nas redes sociais, é possível ver os cientistas "caçadores de furacões" do órgão do governo dos Estados Unidos dentro da aeronave, inicialmente, em um voo aparentemente tranquilo.
Em poucos segundos, o voo passa a chacoalhar com mais intensidade. Um dos integrantes da equipe chega a se segurar no painel de controle. Isso acontece no momento em que eles mergulham na parede do olho do furacão.
“Dá para ter uma ideia do nível de turbulência e mostra como os pilotos e a tripulação são incríveis para manter o avião estável. Também queria agradecer à equipe de manutenção por manter o Kermit [o avião] em boas condições durante a sequência. Não tivemos um único voo cancelado durante o que acabou sendo quase uma semana de missões”, afirmou o cientista Andy Hazelton, que faz parte da equipe do NOAA no X.
