PUBLICIDADE

Ásia

Tepco volta a detectar vapor no edifício do reator 3 de Fukushima

23 jul 2013 - 05h55
(atualizado às 06h27)
Compartilhar
Exibir comentários

A operadora da central de Fukushima, a Tokyo Electric Power (Tepco), detectou nesta terça-feira - pela segunda vez em menos de uma semana - "uma nuvem de vapor" procedente do edifício do reator 3, mas sem reportar mudanças em sua temperatura ou índices de radiação.

No início da manhã, através de uma câmera de vigilância, a Tepco detectou "vapor no ar próximo ao quinto andar da zona de armazenamento da piscina da unidade 3", precisou a companhia em comunicado.

Em um relatório de situação, a companhia avaliou que o contratempo não provocou a suspensão de seu crucial sistema de injeção de água no reator e nem apresentou "mudanças significativas" nas leituras dos índices de radiação, temperatura e pressão ambiental do edifício ou do danificado reator.

"Continuaremos vigiando seu estado", concluiu Tepco na nota, a qual não descarta que, da mesma forma que na última semana, o vapor tenha sido produzido devido às fortes chuvas registradas durante a noite anterior.

O vapor detectado na última quinta-feira se manteve durante um dia, um fenômeno que a Tepco não conseguiu dar explicações concretas devido à falta de acesso, já que a alta radiação impede a passagem dos trabalhadores da central.

Após detectar novamente o problema no reator 3, gravemente danificado pelo tsunami de 2011, a central elétrica suspendeu temporariamente os trabalhos de retirada de escombros ao redor da unidade, um processo que pode se prolongar pelo menos durante 40 anos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade