PUBLICIDADE

Ásia

Sobe para 32 o número de mortos pelas chuvas nas Filipinas

24 set 2013 - 01h43
(atualizado às 02h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O número de mortos por causa das intensas chuvas que afetam a província de Zambales, no noroeste das Filipinas, subiu nesta terça-feira para 32, informou a imprensa local.

As autoridades filipinas informaram que são 18 mortos na cidade de Subic, sete em Castillejos, quatro em San Marcelino e três em Olongapo. A maioria das mortes foi por causa dos deslizamentos de terra que ocorrem com as fortes chuvas, segundo o site de notícias Rappler.

Os meios filipinos também informaram que as trombas d'água deixaram isolados vários distritos de Subic, situada na ilha de Luzon, a cerca de 80 quilômetros da capital Manila, assim como outras quatro cidades da província vizinha de Bataan.

Equipes de resgate das províncias de Bulacan e Nueva Ecija e membros do departamento para o Desenvolvimento de Manila foram até Zambales para ajudar nas operações de busca de desaparecidos.

O prefeito de Subic, Jun Khonghun, disse ontem que os acessos por terra à cidade estão interrompidos pela água e que cerca de 160 mil pessoas ficaram isoladas.

A maioria delas foi resgatada, mas, segundo o prefeito, cerca de 100 moradores permanecem nos telhados de suas casas esperando pelos serviços de resgate.

"Pedimos que enviem equipes de resgate, escavadeiras, e artigos de primeira necessidade, assim como botes infláveis", afirmou Khonghun, que explicou que quatro rios que passam pela região transbordaram.

O desmatamento, a proliferação de jazidas de mineração ilegais, a escassez de infraestrutura e a favelização aumentam os efeitos devastadores das intensas chuvas e dos frequentes tufões que afetam o arquipélago durante a época das monções.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade