PUBLICIDADE

Ásia

Polícia na Índia usará drones armados com spray de pimenta

O Estado já usou drones para outros fins, como vigilância aérea, mas nunca para controlar aglomerações de pessoas

11 abr 2015 - 11h10
(atualizado às 11h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Polícia afirma que novo método seria melhor que o cassetete
Polícia afirma que novo método seria melhor que o cassetete
Foto: Reprodução / BBC News Brasil

A polícia de uma cidade na Índia planeja usar drones (veículos aéreos não tripulados) armados com spray de pimenta para dispersar multidões. A força policial de Lucknow, capital do Estado de Uttar Pradesh, no norte do país, comprou um conjunto de drones, cada um pesando 2 quilos, segundo o jornal indiano Indian Express.

"Estamos planejando usar esses drones para controlar multidões desobedientes com spray de pimenta", afirmou ao diário Yashasvi Yadav, superintendente de polícia. O método será "menos severo" do que o cassetete, disse ele, e a polícia espera que também seja mais efetivo.

O Estado já usou drones para outros fins, como vigilância aérea, mas nunca para controlar aglomerações de pessoas, acrescentou Yadav.

Siga Terra Notícias no Twitter

Nas redes sociais, os usuários se dividiram quanto à nova arma da polícia. Enquanto alguns acreditam que os drones são um bom investimento, outros dizem que as pessoas vão tentar derrubá-los no ar.

Chile apresenta primeira normativa de drones da América Latina:

A ideia precisa de "uma discussão mais profunda", afirmou um leitor no site do jornal Times of India. Segundo ele, os drones vão precisar voar muito baixo para poder soltar spray de pimenta e podem acabar sendo danificados.

Outros mostram preocupação de que a tática será indiscriminada. "Será que usar spray de pimenta em uma multidão, mesmo que descontrolada, está dentro da lei?", questionou um usuário.

"Além disso, jogar spray de pimenta indiscriminadamente pode afetar outras pessoas no local ou mesmo pedestres que não tem nada a ver com a aglomeração."

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade