PUBLICIDADE

Ásia

Avalanches paralisam busca de 300 desaparecidos no Nepal

Número de mortos pelo terremoto passa de 8 mil e total de feridos soma 17,5 mil pessoas

11 mai 2015 - 02h11
(atualizado às 08h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Cama em meio a destroços após terremoto perto de Lalitpur, Nepal
Cama em meio a destroços após terremoto perto de Lalitpur, Nepal
Foto: Navesh Chitrakar / Reuters

Várias avalanches ocorridas nos últimos dias no vale de Langtang, no Nepal, obrigaram a paralisação da busca de cerca de 300 pessoas desaparecidas na região desde o terremoto de 16 dias atrás, e demandam a retirada imediata de dezenas de cidadãos, informou nesta segunda-feira uma fonte oficial.

As equipes de resgate nepalesas que trabalhavam em Langtang foram para regiões mais seguras devido aos deslizamentos registrados em diferentes partes do vale desde a sexta-feira à noite, disse o chefe adjunto do governo regional, Gautam Rimal, ao jornal local Himalayan Times.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Corpo de um guia nepalês, recuperado por uma unidade de resgate nas motanhas do Himalaia
Corpo de um guia nepalês, recuperado por uma unidade de resgate nas motanhas do Himalaia
Foto: Olivia Harris / Reuters

"A busca e as evacuações são impossíveis até que o tempo melhore", disse Rimal, alertando também sobre o perigo que cerca de 200 pessoas correm que desde se refugiaram no mosteiro budista de Kyanjin Gompa.

O local acolhe desde então dezenas de sobreviventes do terremoto, cujos povoados foram "arrasados" e que diante dos deslizamentos "precisam de uma evacuação de emergência".

Número de mortos passa de 8 mil

Crianças  aguardam distribuição de comida em Katmandu
Crianças aguardam distribuição de comida em Katmandu
Foto: Olivia Harris / Reuters

O número de mortos causados pelo terremoto que assolou o Nepal há 15 dias é superior a 8 mil, sendo que o total de feridos ronda 17,5 mil, segundo os últimos dados oficiais neste domingo (10) divulgados pelo Governo nepalês.

Nepal promete reconstruir edifícios em até dois anos:

Os mortos pelo desastre chegam a 8.019 e os feridos, a 17.866, a maioria dos quais são dos distritos de Sindhupalchowk, ao norte da capital nepalesa e da região administrativa de Katmandu, informou o Centro Nacional de Operações de Emergência na sua conta no Twitter.

O governo nepalês calcula em 290,8 mil o númeto de construções totalmente destruídas e em pelo menos 251,8 mil as que ficaram parcialmente destruídas, após o tremor de 7,8 graus de magnitude na escala Richter em 25 de abril.

Holandês filma "tsunami" em piscina durante terremoto no Nepal:

A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que 8 milhões de pessoas necessitem de ajuda e 3 milhões, de alimentos. O organismo pediu US$ 415 milhões, dos quais só arrecadou até agora 10%, segundo o Gabinete para a Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas.

Britânica grava vídeo ao ser atingida por avalanche no Nepal:

Este foi o maior tremor de terra no Nepal nos últimos 80 anos e o pior na região do Himalaia na última década, desde que, em 2005, outro terremoto causou a morte a mais de 84 mil pessoas na Caxemira, área dividida entre a Índia e o Paquistão.

Com informações da EFE e Agência Brasil. 

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade