Script = https://s1.trrsf.com/update-1770239730/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ásia

'Luanniao': China divulga simulação de nova máquina de guerra futurista; veja vídeo

Ideia está sendo desenvolvida pela Corporação da Indústria Aeronáutica da China

5 fev 2026 - 09h49
(atualizado às 09h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
China divulgou uma simulação de seu novo porta-aviões futurista "Luanniao", desenvolvido pela Corporação da Indústria de Aviação, projetado para expandir capacidades aéreas e espaciais.
China divulga simulação de nova máquina de guerra futurista e chama atenção
China divulga simulação de nova máquina de guerra futurista e chama atenção
Foto: Reprodução/CCTV

Um vídeo divulgado pelo governo da China nesta semana surpreendeu ao mostrar seu novo porta-aviões, já considerado uma das maiores máquinas de guerra do mundo. Batizada de Luanniao, a ideia futurista está sendo desenvolvida pela Corporação da Indústria Aeronáutica da China, com o intuito de expandir as capacidades aéreas e espaciais do país. 

A simulação feita por inteligência artificial mostra o porta-aviões voando em alta velocidade. Em determinado momento, a aeronave chega a lançar mísseis e jatos diretamente da borda da atmosfera.

Se for concretizado, o projeto ambicioso terá 244 metros de comprimento e poderá transportar até 88 caças não tripulados Xuan Nu, conforme a mídia estatal. 

Desenvolvido pela Corporação da Indústria Aeronáutica da China, o projeto foi nomeado como Luanniao em referência a um pássaro mitológico asiático. O plano, com o porta-aviões, seria de aumentar as capacidades aéreas e espaciais chinesas. 

Veja a simulação

No entanto, desde que o vídeo da simulação foi divulgado, houve quem criticasse o projeto. Ao jornal britânico The Telegraph, o especialista em Defesa Peter Layton disse que o lançamento seria apenas uma propaganda.

Ele ainda afirmou que as imagens passam a impressão de que "eles estão trabalhando em uma tecnologia que a região simplesmente não pode aspirar a ter. É literalmente coisa de Star Wars." O governo da China não respondeu as críticas. 

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade