PUBLICIDADE

Ásia

Milhares fogem de confrontos em região disputada por Índia e Paquistão

6 jan 2015 - 09h24
Compartilhar

Milhares de indianos têm fugido de suas casas à medida que se intensificam os combates entre a Índia e o Paquistão ao longo de um trecho de 200 quilômetros da fronteira, na disputada região da Caxemira.

Morador de vilarejo na Índia mostra marcas em sua casa, que diz terem sido provocadas por disparos do lado paquistanês da fronteira. 06/01/2015
Morador de vilarejo na Índia mostra marcas em sua casa, que diz terem sido provocadas por disparos do lado paquistanês da fronteira. 06/01/2015
Foto: Mukesh Gupta / Reuters

A tensão entre os dois países, ambos detentores de armas nucleares, aumentou desde que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, cancelou as negociações de paz, em agosto, e os confrontos ao longo dos trechos de fronteira estão irrompendo de modo intermitente desde outubro.

Pelo menos dez soldados e civis indianos e paquistaneses foram mortos em combate durante a semana passada.

Cerca de 6.000 civis na parte da Caxemira sob controle da Índia abandonaram suas casas na noite de segunda-feira, quando a luta chegou a áreas civis, de acordo com autoridades locais. Cerca de 4.000 fugiram após os combates começaram na semana passada.

"Nós escapamos por pouco, e há uma situação de guerra latente", disse Sham Kumar, de 54 anos, da aldeia de Sherpur, à Reuters. "As tropas paquistanesas estão usando armas de longo alcance. É a primeira vez que vi tal bombardeio intenso."

A violência ocorre dias antes de o secretário norte-americano de Estado, John Kerry, visitar a Índia. O presidente dos EUA, Barack Obama, também deve ir ao país no final deste mês.

Os Estados Unidos há anos vêm tentando estimular os rivais do sul da Ásia a melhorar suas relações. A desconfiança entre a Índia e o Paquistão é um fator por trás de conflitos em várias partes da região, incluindo o Afeganistão.

Kumar disse ter deixado sua aldeia depois que um artefato explosivo caiu em uma escola a cerca de 3,5 quilômetros da fronteira.

Forças indianas e paquistanesas novamente trocaram tiros e granadas de morteiro em várias partes da fronteira nesta terça-feira, disse um oficial indiano da Força de Segurança de Fronteiras.

"O tiroteio está acontecendo e nós estamos dando uma resposta condizente aos bombardeios paquistaneses", disse o oficial.

As autoridades paquistanesas não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

Os dois países, que travaram duas guerras pela Caxemira, de maioria muçulmana, culpam um ao outro pelo recrudescimento dos confrontos desde outubro.

(Reportagem adicional de Andrew MacAskill)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade