PUBLICIDADE

Mundo

Após veto, Rússia diz que grandes potências precisam parar de "estrangular" a Coreia do Norte

29 mar 2024 - 11h48
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia afirmou nesta sexta-feira que as grandes potências precisam de uma nova abordagem para a Coreia do Norte, acusando os Estados Unidos e seus aliados de aumentar tensões na Ásia e tentar "estrangular" o país recluso.

A Rússia vetou a renovação anual de um painel de especialistas que monitora a aplicação de sanções de longa data da ONU contra a Coreia do Norte sobre seus programas de armas nucleares e mísseis balísticos.

A decisão de Moscou, que representa um golpe na aplicação de uma série de sanções impostas pela ONU após Pyongyang realizar seu primeiro teste nuclear em 2006, sublinha os dividendos que Kim Jong Un ganhou ao se aproximar do presidente Vladimir Putin durante a guerra na Ucrânia.

"É óbvio para nós que o Conselho de Segurança da ONU não pode mais usar modelos antigos para os problemas da Península da Coreia", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

Zakharova afirmou que os Estados Unidos estão alimentando tensões militares, que restrições internacionais não melhoraram a situação de segurança e que houve severas consequências humanitárias à população da Coreia do Norte, formalmente conhecida como República Popular Democrática da Coreia (DPRK, na sigla em inglês).

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade